main

Onde ir

Grand Café Tortoni – café boutique & fleuriste

2 de maio de 2018 — by Carol Pio Pedro0

Grand-cafe-tortoni-le-marais-30joursaparis-e1525314146484.jpg

No séc, XIX, o notório Café Tortoni era o ponto de encontro da alta sociedade parisiense, encantada pela novidade trazida por Tortoni da Itália: o sorvete. Foi assim que a guloseima chegou a capital francesa :) Após quase um século de glória, o Café Tortoni fechou suas portas em 1893, deixando um legado para a cidade.

Em 2017, a dupla de sucesso formada por Ramdane Touhami e Victoire de Taillac (nomes por trás do reposicionamento da centenária marca de velas Cire Trudon e de tantos outros projetos bem sucedidos) inaugurou o Grand Café Tortoni, porém em um endereço diferente. Ocupando um espaço no trendy Haut-Marais, na rue de Saintonge, o casal não teve pretensões de reproduzir o ambiente original, mas usaram-no como inspiração e combinaram suas diferentes paixões para criar um lugar único.

Grand-cafe-tortoni-fachada-le-marais-30joursaparis

Abrir a porta da frente de madeira maciça é como uma viagem no tempo, uma visita à uma antiga farmácia com muitos armários de madeira, portas de vidro e música clássica, mas conforme circulamos pelo espaço nos damos conta das diferentes inclinações comerciais do Grand Café Tortoni.

O balcão de cosméticos próximo à entrada. Essa é uma das paixões a qual me referia acima: o casal é proprietário da marca de cosméticos Buly, criada a partir da reinterpretação da antiga marca francesa Jean Vincent Bully.

Grand-cafe-tortoni-marais-buly-le-marais-30joursaparis

Grand-cafe-tortoni-le-marais-buly-30joursaparis

No lado oposto à sessão de cosméticos, um balcão recriado ao melhor estilo beaux arts (destaque para o mármore vermelho) indica a área do café.  Todos os detalhes da decoração – os utensílios, cardápios, talheres, etc ajudam a recriar a atmosfera da época.

Grand-cafe-tortoni-le-marais-30joursaparis

No fundo da loja há uma passagem para um outro espaço mais simples e rústico, que me causou surpresa: uma oficina repleta de flores secas – do chão ao teto, literalmente – feitas pela florista Miyoko Yasumoto. A técnica consiste em secar as flores de modo que os buquês durem muito mais tempo e não precisem de muitos cuidados. Além de lindas, as flores são muuito mais caras. Soube que existe ainda uma pop-up de roupas coreanas escondida em outra sala, mas fiquei tão impressionada com a oficina de flores secas que sinceramente não vi mais nada. :)

Grand-cafe-tortoni-le-marais-fleuriste-30joursaparis

Grand-cafe-tortoni-marais-flores-30joursaparis

Grand-cafe-tortoni-le-marais-flores-secas-30joursaparis

Recomendo a visita (e o café) nesse ambiente único na cidade! Espero que goste e aproveite!

  • Endereço: 45 Rue de Saintonge, 75003 Paris
  • Horário: Ter a Sex (8h às 19h) | Sab (9h às 19h)
  • Metrô: Filles du Calvaire (linha 8)

Bisous,

Carol

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *