main

Onde ir

O comércio parisiense e suas placas.

14 de setembro de 2016 — by Carol Pio Pedro0

0081-e1473904002694.jpg

Quanto mais visito Paris, mais certeza tenho de que a beleza dela está nos detalhes. Não quero dizer com isso que a Torre, o Arco e as pontes, por exemplo, são meros coadjuvantes, mas nem todos os monumentos, por si só, sustentariam o título que a cidade carrega de uma das mais deslumbrantes do mundo. É o conjunto que impressiona… e os inúmeros detalhes, cuidadosamente/ simetricamente, bem pensados deixam uma rua qualquer mais bonita, que contribui para a melhoria de um quarteirão, que ajuda a compor um quartier bem-proporcionado, que colabora para a beleza de um arrondissement inteiro, vezes 20, formando a cidade que conhecemos hoje.

Top of Notre-Dame
Vista do alto da Notre-Dame @ Île de la Cité.

Voltando pro início, para aquela simples rua, estamos diante dos seus prédios, jardins, casas, praças, canteiros… e treinando nosso olhar é possível enxergar vários detalhes que passam desapercebidos pela maioria, mas que contribuem imensamente pra essa atmosfera charmosa de Paris. Dentre os detalhes que mais gosto de observar estão os antigos letreiros, placas e tabuletas do comércio.

img_1407

Por um longo período no passado o mercado imobiliário não se preocupava em manter qualquer traço ou vestígio da decoração original de uma loja que estava à venda. Com o passar dos anos, os comerciantes começaram a perceber que o charme das antigas boutiques era atrativo e oferecia boas possibilidades para o negócio.

46-placas-2
Restaurante + loja de vinho @ Île de la Cité.
46-placas-3
Sur la Terre Comme au Ciel @ 1er.

Atualmente, é bastante comum ver lojas modernas orgulhosamente ostentando em suas fachadas os letreiros de ferro, madeira ou cerâmica que entregam a ocupação anterior do espaço, por vezes boulangeries, sapatarias, açougues… No Marais essa característica é tão marcante que já virou “paisagem urbana”. Graças ao processo de revitalização da área, na década de 70, o conjunto arquitetônico medieval foi preservado, seus prédios realinhados à rua e suas fachadas, tombadas. Com a valorização da região os antigos comerciantes não suportaram a alta dos aluguéis e fecharam as portas, abrindo espaço para empreendedores com novas ideias que trouxeram novas lojas, bares, galerias de arte, restaurantes e cafés. A combinação não poderia ser melhor!

46-placas-1
EKYOG @Marais.
37- Boot Cafe 1
Boot Café @Marais.

No Musée Carnavalet, museu localizado no Marais e dedicado a contar a história da capital francesa, existe uma galeria só para os letreiros e tabuletas e é interessante observar a evolução do comércio de Paris contada por meio da coleção desses objetos. Aliás, fica a dica: visite esse museu. O prédio, um antigo hôtel particulier, é lindo, o jardim, idem e o acervo é bacana. Além de tudo, a entrada é gratuita!

img_1401
Placa Le Chat Noir @ Musée Carnavalet.

 Bisous :)

Carol

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *