A capital francesa é cheia de surpresas, mesmo para os visitantes mais frequentes! Se você já percorreu todas as atrações turísticas do roteiro e busca novos ares e ângulos da cidade, minha sugestão é visitar o bairro de Bercy, que iniciou o processo de revitalização no início dos anos 80, com a construção do ginásio poliesportivo Paris-Bercy e do Ministério de Economia, Finanças e Indústria, e se modernizou na década de 90, ganhando um grande parque, biblioteca, cinemateca e um charmoso centro comercial a céu aberto com boas opções gastronômicas e lojas, tendo como carro-chefe a Fnac.
Nessa área foram encontrados os primeiros vestígios de ocupação humana em Paris datados do fim do período Neolítico (entre 4ooo e 3800 a.C). Mas é somente no séc. XII que surge o nome Bercy (ou Bercix), quando as terras eram propriedade da família Malons e estes expandem sua mansão, transformando-a em um castelo, o Château de Bercy. Ao mesmo tempo, outras famílias nobres e burguesas constroem suas casas de veraneio perto do Rio Sena e assim nasce a Ville de Bercy, uma pequena cidade nos arredores de Paris.
Já no séc. XVIII, uma considerável porção de terra ao longo do Sena passa a ser usada como armazém para estocar o vinho vindo de Bourgogne e a madeira de Morvan. Por 200 anos essa área foi um próspero centro de comércio de vinho até que, em 1860, Paris anexa grande parte desta área ao seu território, desmantelando a commune de Bercy para a construção da estrada de ferro Paris-Lyon e a expansão do Bois de Vincennes.
No final do século XX, a renovação da área indica o fim desses armazéns, mas a identidade do lugar permanece, com seus caminhos de ferro e a arquitetura dos galpões preservados, dando origem ao agradável centro de compras, Bercy Village, com as suas charmosas lojas e esplanadas.
Ali perto está o Pavillons Bercy, que abriga, entre outras atrações, o Musée des Arts Forains, dedicado às antigas feiras com parques de diversões e espetáculos circenses. Um lugar mágico que preserva essa antiga tradição!
Outra visita obrigatória é ao Parc de Bercy, um parque criado a partir da junção de 3 jardins com temas diferentes: o primeiro, romântico, o segundo dedicado ao paisagismo e o terceiro à prática esportiva. Caminhando por toda sua extensão (do Bercy Village à Arena Paris-Bercy) pode-se facilmente distinguir cada um deles.
Do outro lado do rio, na Rive Gauche, estão os modernos edifícios da Biblioteca François Mitterrand, conectados ao Parc de Bercy pela passarela modernista Simone de Beauvoir, um show à parte!
O quartier Bercy é servido pela linha de metro 14 e está a 10 minutos de uma das principais estações da cidade, a Châtelet.
Esse é um ótimo passeio para quem procura novidades em Paris! E é possível fazê-lo em uma manhã completa + início da tarde.
- Onde: Quartier de Bercy – 12ème
- Metro para Bercy Village, Pavillons de Bercy, Cinemateca e Parc de Bercy: estação de Cour Saint-Émilion – linha 14
- Metro para Biblioteca François Mitterrand: estação Biblioteca François Mitterrand estação – Linha 14 | estação Quai de la Gare – Line 6
Bisous,
Carol
One comment
Pingback: 5 lugares para admirar o Outono parisiense - 30 Jours à Paris