2017 será definitivamente o ano da bicicleta em Paris.
No dia 06 de janeiro a prefeita Anne Hidalgo anunciou novos projetos de desenvolvimento e infra-estrutura a serem implementados para concretizar o “Acordo de Paris”, um tratado referente às mudanças climáticas assinado em 2016 por 194 países.
Como parte de uma campanha de combate à poluição. a prefeita pretende diminuir pela metade o número de carros particulares e o novo plano inclui medidas para que Paris se torne a Capital da bicicleta até 2020, restringindo o tráfego no centro da cidade e “reconquistando o espaço público” aos pedestres, ciclistas e outros transportes não poluentes (carros elétricos e scooters). Em suas palavras “os picos de poluição nos obrigam e nos provam que os carros não podem ter um lugar de destaque na metrópole global que é Paris.”
As mudanças são grandes e certamente farão de 2017 o ano dos transportes não poluentes. Está em vista a construção de uma ciclovia na Rue de Rivoli e a implantação de uma linha de bonde às margens do Sena na rive droit.
Atualmente, a Rue de Rivoli sofre com os efeitos do tráfego, como barulho, poluição e a falta de segurança para os pedestres em alguns trechos. O plano é restringir a circulação de carros e implementar ciclovias de mão dupla no trecho entre a Place de la Concorde e a Place de la Bastille. Além disso, será fechado o trecho de 1km de via ao longo do Rio Sena entre a Place de la Concorde e a Pont Royal. Essas medidas representarão um progresso real para a qualidade de vida dos moradores e funcionários das lojas comerciais.
As preocupações ambientais são urgentes e o desafio de fazer a transição para transportes não poluentes é uma das prioridades absolutas. Pensando nisso, outra medida a ser implementada é a construção de uma linha de bonde elétrico ao longo do Sena na rive droit que, inicialmente, fará a rota da atual linha do ônibus 72, interligando a Pont de Saint-Cloud ao Hôtel de Ville. prolongando o trecho até a Gare de Lyon, em seguida até Bercy e, eventualmente, até o Val-de-Marne, com os futuros terminais da Gare du Grand Paris Express.
A partir de setembro de 2018 o bonde elétrico que faz parte do “Projeto Olímpico Paris 2024″ em honra à candidatura da cidade para sediar os jogos olímpicos, irá transportar milhares de pessoas em ambas as direções diariamente.
Além dessas medidas fortes que irão transformar o centro de Paris e os quais da rive droit, Anne Hidalgo decidiu restringir as vias do Carrousel du Louvre. Hoje, todos os veículos são permitidos na Place du Carrousel du Louvre, mas em alinhamento com a gestão do museu, limitarão seu uso às bicicletas, transportes públicos e táxis e, claro, os pedestres terão o privilégio de aproveitar desse espaço de forma mais segura e tranquila.
O processo de pedestrianização no centro de Paris está começando e a ideia é que a mudança ocorra de forma gradual. O acesso – ainda que parcial – será permitido aos veículos pertencentes aos residentes locais, à polícia, aos serviços de emergência e entregas.
Com uma rede de transporte público eficiente, a preocupação em reduzir significativamente o uso de carro é uma medida comum às grandes metrópoles desenvolvidas. A conta é simples: quanto menos carros, menos poluição. O meio-ambiente agradece!
Fontes:
- http://www.paris.fr/actualites/velo-et-transports-ecologiques-au-centre-de-paris-4407
- https://www.theguardian.com/world/2017/jan/08/paris-mayor-anne-hidalgo-plan-restrict-traffic-pedestrianise-city-centre-france
- http://www.lefigaro.fr/conjoncture/2017/01/08/20002-20170108ARTFIG00066-apres-la-fermeture-des-quais-hidalgo-annonce-de-nouvelles-mesures.php
Bisous,
Carol
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