Considerados uma verdadeira instituição francesa, os cafés são fortemente associados à imagem da Cidade Luz e refletem o estilo de vida parisiense. Suas terraces (as varandas) com pequenas mesas redondas de cores fortes, dispostas lado a lado, invadem as calçadas e conferem um certo ar de aconchego e clima intimista ao local.
Os cafés fazem parte da vida cotidiana do parisiense, esteja ele sozinho – apreciando uma boa leitura, trabalhando ou estudando – ou acompanhado de seus pares e amigos, celebrando a vida! Lembro de uma mãe com seu filho recém-nascido no carrinho que eu costumava encontrar toda manhã indo para a escola e ela lá na mesma mesa lendo seu livro… uma cena que me marcou
Com tantas opções, preferências e tipos – dos mais tradicionais e históricos aos modernos e hipsters, cada um elegerá o seu favorito. Fugindo da tradicional lista que contempla casas como Les Deux Magots, Café de Flore, Café de la Paix, Le Nemours, entre outros magníficos, mas já batidos, apresento 3 cafés que adoro, cada um em arrondissements diferentes e com propostas totalmente distintas. Dessa vez deixarei o Marais (minha região favorita) de fora, mas se quiser conferir um café inusitado por lá, clique aqui.
Vamos à seleção:
1) Café Les Jardins du Petit Palais
Localizado no jardim interno do museu de belas artes Petit Palais, no 8ème, o café é refugio perfeito para quem busca um ambiente de muita tranquilidade em meio ao verde e às obras de artistas consagrados como Delacroix e Monet. O museu possui um acervo riquíssimo e sua entrada é gratuita para a exposição permanente. Não espere muito do cardápio mas, em compensação, o clima é perfeito para quem está desacompanhado ou então para casais. Definitivamente, não é o melhor lugar para reunir grandes turmas de amigos. É fácil encontrar algumas pessoas por ali contemplando o jardim e desenhando à mão o prédio histórico. Para quem gosta de pisos e azulejos, todo o chão do pátio externo forma um dos mosaicos mais lindos que já vi!
- Onde: Avenue Winston Churchill, 75008 Paris.
- Horários: Ter a Dom (10h às 18h)
- Metrô: Champs-Elysées Clemenceau (linhas 1 e 13)
2) Salon de Thé de la Mosquée de Paris
La Grande Mosquée é a maior mesquita da França e está localizada no Quartier Latin, 5ème, logo ao lado do Jardin de Plantes. Simplesmente adoro esse lugar pela vibração que passa e pelos detalhes e mistura de cores presentes na arquitetura, decoração e paisagismo. Logo na entrada, o maravilhoso jardim e pátio interno imediatamente nos transportam pra outro lugar. Vale a pena a visita, mas se você não se convenceu até agora, te apresento outro bom motivo: o Salon de Thé de la Mosquée, que serve um dos melhores chás de hortelã da cidade. A casa – com entrada independente à mesquita – é um café/ salão de chá tradicional e oferece um extenso cardápio típico de dar água. O ambiente é de enlouquecer com tantas cores e mosaicos… a pequena varanda é ótima para dias de calor e o salão é bem espaçoso e cozy. Apesar de estar localizado em uma área turística como o Quartier Latin, ainda é um daqueles locais não descobertos pela massa.
- Onde: 39 Rue Geoffroy Saint-Hilaire, 75005 Paris.
- Horários: aberto todos os dias (10h às 18h)
- Metrô: Place Monge (linha 7)
3) Café St Régis
Situado na charmosa Île Saint-Louis, na esquina da Rue de Bellay com a Rue Saint-Louis en l’Île, o St Régis é um pequeno bistrô tipicamente francês, daqueles que estamos acostumados a ver no cinema: decoração vintage com azulejos brancos na parede & piso quadriculado e garçons de gravata e avental impecáveis. O lugar é uma delícia para reunir amigos a qualquer hora do dia e da noite – perfeito para um happy hour! Mas é aos domingos que se torna disputado por conta do delicioso brunch.
- Onde: 6 Rue Jean du Bellay, 75004 Paris.
- Horários: 8h às 2h
- Metrô: Pont Marie (linha 7)
Profitez bien!
Bisous
Carol