Longe do brilho do Blvd Saint Germain e do burburinho dos famosos cafés e lojas sofisticadas ainda é possível encontrar ruas e cantos que preservam a alma de Saint-Germain-des-Prés, bairro historicamente conhecido como reduto intelectual da cidade.
É no coração do bairro que as estreitas ruas de pedra nos convidam para uma volta ao passado e revelam sem alarde um discreto comércio local com excelentes antiquários, galerias de arte e livrarias, pequenos hotéis de charme, pâtisseries, chocolateries e um punhado de lojas simpáticas.
Nesse contexto está inserida – escondida, melhor dizendo – a minúscula Place de Fürstenberg, tão pequena que nem parece uma praça. À primeira vista, ela pode decepcionar quem espera encontrar um lugar magnífico como tantos outros na cidade. Seu charme, entretanto, está na simplicidade e nos detalhes: ao centro, num patamar acima do nível da rua, 4 grandes árvores envolvem um antigo poste de luz; ao redor, prédios baixos que abrigam poucos apartamentos residenciais – para privilégio total dos moradores – e, no térreo, algumas boutiques hiper discretas, ateliers, a deliciosa pâtisserie Maison du Choux e também o museu Eugène Delacroix, que funciona no antigo atelier e casa do célebre pintor.
O cenário bucólico confere à Place de Fürstenberg o título de praça mais romântica de Paris. Ao entardecer, quando as lamparinas se ascendem, a atmosfera é ainda mais poética e nostálgica. No fim das contas, a essência de Saint-Germain está ali.
- Onde: Place de Fürstenberg
- Metro: Saint-Germain-des-Prés (linha 4) | Mabillon (linha 4)
Bisous,
Carol