A cada ida à Paris faço um walking tour diferente com a Localers para redescobrir a cidade com profissionais especializados que têm uma enorme bagagem cultural e muitas histórias & curiosidades pra contar. É bacana como acabo enxergando de uma outra forma os lugares que já conhecia, sempre mais encantada e com muitas ideias para conteúdos originais pro blog. Antes de contar sobre minha última experiência, agora em fevereiro, quero apresentar rapidamente a Localers aos novos leitores e seguidores.
A Localers é uma agência parisiense focada em passeios a pé que tem por objetivo proporcionar aos seus clientes uma imersão na cultura local e no modo de viver parisiense, seja para aqueles que visitam Paris pela primeira-vez ou para os “já iniciados”. O que diferencia a Localers é a equipe de profissionais cuidadosamente selecionada por áreas de atuação. Cada passeio é estudado, desenvolvido e acompanhado por experts, ou seja, um tour de culinária será conduzido por um especialista em gastronomia, assim como um tour focado em fotografia será ministrado por um fotógrafo profissional, e por aí vai. Além disso, a regra de formar somente pequenos grupos permite mais interação entre o guia e sua audiência, a ponto de parecermos uma turma de amigos flanando por Paris – o que torna a experiência ainda mais genuína.
USE O PROMOCODE 30 JOURSAPARIS NO ATO DA RESERVA PARA TER 10% DE DESCONTO NOS TOURS COM A LOCALERS PARIS
Quando a Localers me convidou para fazer o “Tour Literário – seguindo os passos de Heminway & amigos”, não imaginavam que era o passeio que mais queria fazer com eles há tempos… Amo livros – cresci no meio deles graças ao amor do meu pai por livros raros – e sou fascinada por História. Quer melhor lugar pra combinar essas duas paixões do que Paris?!
Estava ansiosa para conhecer o especialista que me guiaria por Saint Germain pelas próximas 3 horas e refaria os passos dos célebres escritores e poetas franceses e estrangeiros que imortalizaram Paris em suas obras. No ponto de encontro marcado pela agência conheci minhas parceiras, três americanas que compartilham o mesmo amor pela Cidade Luz e por literatura, e o guia Alberto, um italiano formado em História e Política em Milão que viveu em diversos países nos últimos 7 anos até escolher Paris para se juntar à cena artística local. Alberto Rigettini é poeta, dramaturgo, roteirista e anfitrião do “Spoken Word Paris”. Entre outros prêmios literários, ele é um dos escritores inclusos no livro “Strangers in Paris”, uma antologia de contos de escritores anglófonos em Paris.
Para retroceder no tempo e seguir os passos de escritores lendários como Balzac, Baudelaire, Flaubert, Hemingway, F. Scott Fitzgerald, James Joyce, Ezra Pound e Gertrude Stein nos concentraríamos na Rive Gauche, em Saint Germain, mas para entendermos o porquê da predileção por essa região o tour teve início na outra margem do rio, no Palais Royal, com uma verdadeira aula sobre civilização francesa e importantes acontecimentos históricos do fim do séc. XVIII, que incluía bordéis na propriedade real administrada pelo Duque d’Orléans, Louis-Philippe.
A curiosidade aumentava à medida que Alberto dividia com a gente histórias de uma época pouco gloriosa, mas fundamental para a mudança de rumo do país. A partir dali seguimos para a Rive Gauche e conhecemos os hotéis onde os gênios literários se instalaram, prédios hoje reformados e a maioria transformada em hotéis 4 estrelas, muito diferente do passado. A conversa se desenrolou naturalmente entre nós 5 e Alberto acabou incluindo alguns outros pontos que não estavam previstos no roteiro original.
Fizemos uma deliciosa pausa para o café em um bistrot. Poderíamos escolher entre um dos preferidos dos escritores, mas já que todas nós conhecíamos bem a famosa “trinca de cafés” seguimos a sugestão de Alberto e fomos a outro bem contemporâneo e badalado, e também relacionado ao mundo dos livros.
Nosso tour acabou no Quartier Latin, em frente a uma das livrarias mais famosas e queridas da cidade, não por acaso. Apesar da fama recente adquirida, principalmente, por conta dos filmes rodados ali, o local guarda muitas histórias desde a sua criação em outro endereço que já não existe mais.
Apesar de 3 horas de muita caminhada, informação, visitas e descobertas fiquei com um gosto de “quero mais” quando o passeio chegou ao fim. Tanta coisa ainda pra perguntar e lugares por descobrir… amei a experiência!
Dessa vez deixarei vocês curiosos por mais detalhes, mas espero que façam o tour, (re)descubram Saint Germain e se apaixonem ainda mais por essa cidade, como aconteceu comigo! Lembre-se que o leitor do 30 Jours à Paris tem 10% de desconto ao reservar qualquer tour pelo site da Localers usando o promocode 30JOURSAPARIS. Clique e reserve seu tour literário!
Bisous,
Carol