Île de lá Cité, seus cantos e encantos. É aqui que pulsa o coração da cidade. Suas principais atrações, Notre-Dame, La Conciergerie e Sainte-Chapelle, fazem parte do circuito tradicional e as pontes que conectam a ilha à terra firme oferecem as melhores paisagens do Sena. Arrisco a afirmar que é impossível ir à Paris (pela primeira ou vigésima vez) sem, ao menos, cruzá-la em alguma caminhada.
Apesar do intenso fluxo de gente, possui sua autenticidade preservada, principalmente, nas extremidades, revelada nas estreitas ruas medievais em direção à Île Saint-Louis ou na praça real protegida pelos edifícios vizinhos à Pont Neuf. Mas no coração da ilha, entre a Notre-Dame e o Tribunal de Commerce, há outro coin que encanta pela calma e beleza sutil.

Situado na Place Louis-Lépine, o colorido Marché aux Fleurs et aux Oiseaux (recentemente renomeado como Marché aux fleurs Reine Elizabeth II) está instalado ao lado do metrô Cité desde o início do séc. XIX e, a partir de 1873, tomou o formato que conhecemos atualmente. O mercado composto por umas 20 barracas não abriga nada mais do que flores e pássaros.

Aberto todos os dias, de 2f a sábado os floristas ocupam todos os stands e oferecem uma variedade incrível de flores, plantas e arbustos do mundo inteiro, além de equipamentos e alguns objetos de decoração. Já aos domingos é a vez dos criadores de aves tomarem conta da pequena praça com seus pássaros típicos e raros, além de sementes e grãos, gaiolas e outros acessórios.

Prefiro as flores aos pássaros, acho agradável caminhar pelos becos verdes que se formam ali e, independente da época ano ou da condição climática, encontrar um lugar sempre colorido e vibrante.
ps: é proibido fotografar o interior do mercado e suas barracas.
- Endereço: Place Louis-Lépine, 75004
- Métro : Cité (linha 4)
- Horários: 2f a sab (8h às 19h30) | Dom (8h às 19h)
Bisous,
Carol