Quando digo que Paris tem tudo, pode acreditar! E o que não tem, eles providenciam! É o caso do Paris Plages, o evento oficial do verão parisiense que conta – nada mais, nada menos – com um balneário artificial para seus moradores e visitantes aproveitarem os dias quentes e ensolarados à beira do Sena.
O evento teve inicio no verão de 2002 e desde então já tomou conta do Parvis d’Hôtel de Ville (a praça em frente à prefeitura) e a via expressa Pompidou para oferecer banhos de sol, esporte e lazer aos participantes. Os números impressionam: a cada ano são usados, em média, 3.500 toneladas de areia, 550 cadeiras, 450 guarda-sóis, 50 palmeiras e dezenas de atrações. Esse ano, há ainda mais novidades: a chegada da Paris Plages na margem esquerda do rio e uma enorme piscina natural no Bassin de la Villette. Ao todo, o Paris Plages está em quatro locais, são eles:
1) Via George Pompidou (Parc Rives de Seine – rive droite): a margem direita oferece centenas de cadeiras de praia, mesinhas para piquenique, quiosques com lanchonetes, torneios de vôlei de praia, sessões de tai chi, oficinas de dança e uma biblioteca gratuita;
2) Port de Solferino e Invalides (rive gauche): as atividades agora se estendem até a margem esquerda do Sena com cadeiras de praia, mesas para piquenique, minigolf e lanchonetes no prolongamento até a Pont Alexandre III.
3) Le Parvis de l’Hôtel de Ville: o lançamento oficial do Paris Plages foi marcado pelo concerto “FNAC Live Paris” que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de julho. Com foco nos Jogos Olímpicos 2024 – o qual Paris concorre para ser a cidade sede – equipamentos como solário e pista de atletismo foram construídos e uma exposição sobre os jogos será exibida na porta da Prefeitura. O local também conta com cadeiras, palmeiras e espaço para piquenique. O Campeonato Mundial de Atletismo poderá ser acompanhado deste espaço.
4) Bassin de la Villette: esse ano a Paris Plages transforma novamente a bacia de la Villette em resort de verão com espreguiçadeiras, espaços para prática de pétanque, atividades náuticas como remo, pedalinho e canoagem, biblioteca gratuita, sessões de tai chi, yoga e muito mais. Mas a grande novidade fica por conta da área de natação no Quai de la Loire, que oferece três piscinas naturais abertas diariamente a partir de hoje, 17 julho, até 15 agosto, das 11h às 21h.
De 8 de julho a 3 de setembro a Paris Plages permite que todos os parisienses e visitantes desfrutem plenamente as férias e vivenciem o verão da Capital francesa de forma diferente. Acesse o site oficial da prefeitura para conferir detalhes e horários da programação: paris.fr/parisplages
Profitez bien! Bisous
Carol
fontes: paris.fr/parisplages e sortiraparis.com