Quando o assunto é programação de atividades em Paris eu sou a primeira a encorajar atrações fora do circuito tradicional, mas há alguns passeios turísticos que encantam e valem muito a pena serem feitos. Um passeio de barco pelo rio Sena se encaixa nessa categoria de “imprescindíveis”.
Diferente de mim – que só agora me rendi às graças do cruzeiro – a maioria dos visitantes faz esse tour na primeira visita a cidade e agora entendo o porquê. O barco dá um bom overview de Paris, saindo do cais aos pés da Torre Eiffel e passando por diversos ícones parisienses situados à beira d’água. como o Grand Palais, les Invalides, Musée d’Orsay, Louvre, Institut de France, Notre-Dame, Conciergerie, Hôtel de Ville, entre outros.
É lindo vê-los de outra perspectiva e poder contemplar o traçado arquitetônico que formam. Outro ponto alto é passar pelas pontes mais emblemáticas e ter a oportunidade de examinar o detalhes bem de perto. Também adorei prestar atenção no vai e vem de pessoas que caminham, correm, namoram ou relaxam às margens do rio. Um prato cheio para quem gosta de fotografar!
Fiz o passeio a convite da Bateaux Parisiens, uma das empresas mais renomadas de Paris. Eles possuem diferentes embarcações e serviços. Eu peguei o “cruzeiro comentado”, ou seja, aquele com audioguide que traz informações históricas e curiosidades referentes aos lugares pelos quais passamos. A duração é de uma hora.
Fiquei surpresa com a estrutura e as instalações do barco: ele possui dois andares, sendo que o de cima é descoberto e ideal para quem quer curtir a vista. Já o andar de baixo é todo fechado em vidro, com alguns assentos de frente para a janela e outros que acompanham o mesmo layout de um trem. Há ainda um bar onde pode-se comprar bebidas e snacks.
Há ainda os “cruzeiros restaurante” mais exclusivos e luxuosos, com partidas programadas para o almoço ou jantar. Esses eu não testei, mas deve ser uma experiência bacana de se fazer ao menos uma vez, apesar dos valores mais salgados.
Dica: Os passeios começam e terminam no cais aos pés da Torre Eiffel, por isso minha sugestão é que você programe atividades nesta área antes ou depois do passeio (dependendo do horário do seu cruzeiro) para maximizar seu tempo. Os lugares mais óbvios seriam o Trocadéro e o Champs de Mars, mas deixo aqui uma outra dica: passeie pela Île aux Cygnes, uma estreita faixa de terra (com acesso somente para pedestres) construída entre a Pont de Bir-Hakeim e a Pont de Grenelle que conta com uma pequena réplica da Estátua da Liberdade em sua extremidade.
Para mais informações sobre a Bateaux Parisiens, acesse o site oficial aqui.
Bisous
Carol