O Marais é um dos bairros mais antigos de Paris e um dos locais que mais manteve preservados os hôtels particuliers (mansões) erguidos na Idade Média e no período renascentista, cujos belos jardins foram convertidos em praças públicas.
Quando pensa-se em espaços verdes na área a maior referência é a Place des Vosges, a primeira praça real da cidade (leia sobre ela aqui), mas a maioria dos visitantes desconhece os pequenos parques, praças e jardins históricos escondidos em meio aos palacetes.
Agora que a temperatura subiu, descobri-los durante uma caminhada para fazer piquenique, relaxar no gramado ou ler em um banco tranquilo são prazerosas atividades. Permita-se sair da rota batida do circuito turístico e aproveite a essência desse que é um dos bairros mais charmosos na capital francesa.
1. Square George Caïn
Criada em 1923, no antigo terreno pertencente a cânones de um convento vizinho, a Square George Caïn está rodeado pelo Musée Carnavalet, o hôtel Le Pelletier de Saint-Fargeau e o Lycée Victor Hugo e seu interior é visto pelas grades e portão de ferro com entrada pela rue Payenne. O nome da praça é uma homenagem ao pintor, escritor e também curador do Museu Carnavalet. Há wi-fi gratuito, muitas árvores – entre elas uma enorme figueira de 6 metros – e alguns bancos ao redor do jardim central que conta com uma estátua em bronze chamada ‘L’Aurore’ esculpida por Laurent Magnier. Endereço: Rue Payenne, 75003 Paris | Metrô: Chemin Vert (linha 8)
2. Square du Temple
Situada em frente à prefeitura do 3ème, a Square du Temple foi criada em 1857 e é o maior espaço verde do Marais. O terreno pertencia aos cavaleiros da Ordem dos Templários e, em 1667, ergueram ali uma fortaleza. Durante a Revolução Francesa, a Torre do Templo foi usada como prisão e por ali passaram Louis XVI e o Dauphin Louis XVII antes de serem executados. No fim do séc. XIX, o prédio é destruído para abrir caminho para o jardim paisagístico que fazia parte das obras de Haussmann. O pequeno jardim botânico tem cerca de 70 espécies de árvores, algumas bastante exóticas, como avelã, gingko biloba, etc. Atualmente, é muito frequentado pelos locais. Conta com banheiro público, wi-fi gratuito, fonte de água potável e equipamento de lazer para crianças. Endereço: 64 Rue de Bretagne, 75003 Paris | Metrô: Temple (linha 3)
3. Jardin de l’Hôtel de Sens
O maravilhoso Hôtel de Sens está localizado perto das margens do Sena na altura da Pont Marie, que conecta o Marais à Île Saint Louis. Construído em 1475, a arquitetura deste hôtel particulier mescla o estilo renascentista com formas góticas da Idade Média. Desde 1961, o prédio abriga a biblioteca municipal Forney especializada em artes decorativas e gráficas. Nos fundos da propriedade foi esculpido um jardim à moda francesa do século XVII, com formas geométricas dando vida a pequenos labirintos. Alguns bancos espalhados pelo local completam o cenário bucólico perfeito para uma pausa em uma tarde ensolarada. Endereço: 7 Rue des Nonnains d’Hyères, 75004 Paris | Metrô: Pont Marie (linha 7)
4. Jardin Francs-Bourgeois – Rosiers
Apesar de estar localizado em uma das ruas mais movimentadas do Marais, trata-se de um dos jardins mais escondidos do bairro. Para acessá-lo a partir da rue des Rosiers é preciso atravessar uma passagem situada a poucos passos do l’As du Falafel. Este jardim nasceu da fusão dos jardins das mansões que o rodeiam: Hôtel de Coulanges (atual Maison de l’Europe), o Hôtel Barbes e o Hôtel d’ Albret. Conta com um espaço gramado onde se pode fazer piquenique e é cercado por alguns bancos e equipamentos de lazer para crianças. Já dei essa dica aqui no blog anteriormente. Descubra mais informações nesse post. Endereço: Rue des Rosiers, 75004 Paris | Metrô: Saint Paul (linha 1).
Aproveite as dicas em sua próxima flanada pelo Marais!
Bisous
Carol