main

Onde ir

Le Lapin Agile, o antigo Cabaré dos Assassinos

18 de outubro de 2018 — by Carol Pio Pedro0

le-lapin-agile-30joursaparis-e1539898701755.jpg

Compartilho com vocês a tradução de um artigo que achei interessante do blog parisiense que acompanho e adoro chamado Paris ZigZag. Trata-se da história de um dos cabarets mais antigos de Paris, Le Lapin Agile, situado em Montmartre. Para ler o post original clique aqui.


Le Lapin Agile, outrora rei dos cabarés de Montmartre, nem sempre foi a atração turística que é hoje, atraindo olhares e atenção por conta da fachada famosa com cores bonitas. De onde vem o nome desse “cabaré artístico”? Como ele ganhou essa reputação?

De “Cabaret des Assassins” au “Lapin à Gill” (de “Cabaré dos Assassinos” a “Coelho à Gill”)

Freqüentado por artistas famosos como Picasso, Maupassant, Apollinaire e, mais recentemente Brassens, o Lapin Agile é um dos cabarets mais antigos de Paris. Criado em meados do século XIX – muito antes do nascimento do Le Chat Noir em 1881 – foi em 1869 que esta pequena cabana localizada a poucos passos da Maison Rose recebeu o nome de Cabaret des Assassins. O motivo? As gravuras penduradas nas paredes representavam famosos assassinos!

Alguns anos mais tarde, em 1880, o proprietário da taberna já frequentada por muitos artistas confia ao caricaturista André Gill, habitué do local, a criação de uma marca para o cabaré e este escolhe pintar um coelho vestido escapando da panela destinada a ele. Assim, o cabaret torna-se conhecido como o nome “Le Lapin à Gil” e logo se transformou em “Le Lapin Agile” (O Coleho Ágil)! Desde esse tempo, a fama desse estabelecimento montmartrois se mantém.

Lapin-Agile-Enseigne-pariszigzag
Fonte: Paris ZigZag

Le Lapin Agile (O Coelho Ágil)

Foi no Lapin Agile que ocorreu a “mentira artística” de maior repercussão do início do século XX. Um dia, em março de 1910, o jornalista e escritor Roland Dorgelès decide pegar emprestado o asno de seu amigo, Frèdè, o “gerente” do Lapin Agile, para realizar uma experiência sem precedentes: criar um quadro pintado pelo quadrúpede e divulgar a arte para os críticos sob o nome de um artista desconhecido!

Quando a imprensa e o público são apresentados à obra pintada por um certo J.R. Boronali intitulada “E o sol adormeceu no Adriático” ficaram maravilhados com o trabalho. Eles, obviamente, não sabiam que J.R. Boronali não era outro senão Lolo, o burro do Lapin Agile!

Fonte: Paris ZigZag
Fonte: Paris ZigZag

Imagine a repercussão quando a verdade veio à tona… Dorgelès explicou mais tarde que queria “mostrar aos tolos, aos incapazes e aos vaidosos que a obra de um asno, tendo sua cauda como pincel, ​​não está tão deslocada quanto às demais obras expostas no Salon des indépendants.

Uma história louca inteiramente característica do ambiente lunático e apaixonante que é Montmartre.

  • Le Lapin Agile
  • Endereço: 22 Rue Saules, 75018
  • Metrô : Lamarck-Caulaincourt (linha 12)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *