A gastronomia representa a herança cultural de um país e reflete a identidade de uma sociedade. Na França, a gastronomia é uma verdadeira instituição e a cultura do “bem comer” engloba não somente técnica apurada, qualidade e procedência dos ingredientes, como também práticas sociais de convívio à mesa.
A França possui uma vasta herança culinária que evoluiu ao longo dos séculos – da Idade Média à Revolução Francesa à Nouvelle Cuisine – mas apesar de todas as transformações, permanece atual e suas técnicas servem de base para muitas cozinhas ao redor do mundo. Com o reconhecimento que lhe é merecido, a culinária francesa está inscrita na lista de patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, sendo considerada um legado, assim como a arquitetura e a arte.
Em Paris – como não poderia deixar de ser – a gastronomia é um bem altamente valorizado. Dez dos vinte e oito restaurantes três estrelas Michelin em todo o mundo encontram-se na capital. A cada ano os grandes chefs – verdadeiros artistas da cozinha – aperfeiçoam suas técnicas, desenvolvem novos pratos, recriam clássicos… seja como for, sabor e visual andam sempre juntos.
No entanto, nem só de restaurantes étoilés se vive em Paris. O culto ao “bem comer” é realmente disseminado. Street food, creperias, boulangeries, cafés, restôs bios, cozinhas típicas – é muito possível fazer uma refeição deliciosa, saudável e acessível. Tem para todos os gostos e bolsos!
Segue aqui o compilado de alguns lugares que gosto e já postei anteriormente, dos mais variados preços e cardápios, de boulangerie a restô mais especial.
- Le Lulli
O restaurante do Grand Hôtel du Palais Royal me conquistou! O equilíbrio entre o clássico e o moderno presente em cada detalhe, o ambiente aconchegante e discreto; o cardápio, com opções inspiradas em grandes clássicos franceses, mas com toque internacional; e por último sua localização – quase dentro do Palais Royal – são atributos que considero fantásticos. Tive um almoço super especial aqui. Escolhi vieiras para entrada e cabillaud (bacalhau fresco) como prato principal – e a escolha não poderia ter sido mais assertiva. O serviço impecável da hotelaria tradicional francesa foi orquestrado ao som de um setlist despojado, contribuindo pra que a experiência fosse ainda melhor. Endereço: 4 Rue de Valois, 75001 Paris | Metrô: Palais Royal (linha 1).
- Café Le Brebant
O Le Brebant é um restaurante moderno, aconchegante e lindo situado na região dos Grands Boulevards, localização menos óbvia para os turistas e muito frequentada pelos locais. Mesclando design pós-industrial com decoração tropical, o resultado é um ambiente supermoderno, mas aconchegante e deslumbrante ao mesmo tempo: pé direito alto, mesas e cadeiras de madeira, muitos espelhos pendurados e dutos de alumínio quase-não-aparentes por uma floresta de lustres de ráfia e plantas suspensas. Minha escolha foi uma salada super bem servida de chèvre chaud acompanhada de uma taça de vinho branco e amei! Endereço: 32 Boulevard Poissonnière, 75009 Paris | Metrô: Grands Boulevards (linhas 8 e 9).
- Caffè Stern
Como acredito que as experiências em um restaurante vão muito além do cardápio considero o Caffè Stern um daqueles endereços incríveis, não só pela refeição, mas pelo lugar histórico que ocupa e pelo ambiente inusitado. Ele está situado dentro da Passage des Panoramas, a passagem coberta mais antiga da cidade, e ocupa o espaço de uma antiga loja tipográfica aberta em 1834. Aberto em 2014, o Caffè Stern é uma cafeteria e bistrô em estilo italiano que permite que o público desfrute de uma parte muito bem preservada da história francesa. Endereço: 47 Passage des Panoramas, 75002 Paris | Metrô: Grands-Boulevards (linhas 8 e 9).
- Chez Louisette
Instalado dentro do Marché aux Puces de Saint-Ouen desde 1967, o inusitado bistrô é repleto de souvenirs, luzinhas piscantes, muitos quadros e recortes de jornal pendurados na parede, um pequeno palco suspenso montado ao lado da porta, uma banda e cantores animadíssimos (idade média por volta dos 65 anos) que se revezam cantarolando chansons francesas. Uma artista em especial é a atração do lugar: a cantora Manuela interpreta Piaf há mais de 40 anos. O cardápio serve clássicos franceses e eu adorei o bife ao molho da casa! Endereço: 136 Avenue Michelet, 93400 Saint-Ouen | Metrô: Porte de Clignancourt (linha 4).
- Boulangerie Tout Autour du Pain
Excelente para um café da manhã rápido e autêntico, a boulangerie Tout Autour du Pain se localiza no Haut Marais e oferece uma variedade enorme de pães e vienoisseries. Eles contam com duas ou três mesinhas altas que acomodam alguns poucos clientes – e que faz toda a diferença em um dia frio. Há alguns anos o chef boulanger Benjamin Turquier ganhou o prêmio na competição que elege o melhor croissant em Paris e até hoje prepara um saborosíssimo produto! Endereço: 134 Rue de Turenne, 75003 Paris | République (linhas 5, 8, 9, 11) e Filles du Calvaire (linha 8).
- Le Drugstore
Publicis Drugstore, a icônica loja de conveniência de luxo localizada no alto da Champs-Elysées, vive novos dias de glória desde sua reabertura, em 2017, após uma grande reforma. Le Drugstore foi o responsável pela volta por cima do célebre endereço, um restaurante com ambiente chic e moderninho aberto no café da manhã, almoço e jantar. O cardápio inclui clássicos franceses revisitados, como o o millefeuille crocante e o Croque Monsieur, além de sanduíches, hambúrgueres e saladas. Mas se a ideia é uma refeição mais elaborada, as opções são muitas, com destaque para as carnes. Endereço: 133 Av. des Champs-Élysées, 75008 Paris | Metrô: Charles de Gaulle-Étoile (linhas 1, 2 e 6).
Bisous,
Carol
2 comments
Pingback: A gastronomia em Paris e o culto ao bem-comer – Isabella Barros Martins
Pingback: A gastronomia em Paris e o culto ao bem-comer – Andreia Lisboa