main

Onde ir

Igrejas parisienses fora do radar

1 de junho de 2017 — by Carol Pio Pedro0

IMG_3737-e1496335466772.jpg

Quando pensamos em igrejas parisienses, automaticamente algumas vêm à mente: a Notre-Dame com suas gárgulas fantásticas; a obra-prima gótica Sainte-Chapelle, a Sacre-Coeur no alto da colina de Montmartre ou a igreja de Saint-Germain-des-Prés, a mais antiga da cidade ainda de pé.

IMG_1527

Somente em 2015, 13,6 milhões de turistas visitaram a Catedral de Notre-Dame e 10 milhões de pessoas, a Basílica de Sacre-Coeur. Sem sombra de dúvidas são as duas igrejas mais famosas de Paris e devem constar no roteiro de quem visita a cidade pela primeira ou décima vez. Gosto tanto da Notre-Dame que nunca deixo de vê-la, ainda que seja uma visita aos seus jardins, dependendo do tamanho da fila que se forma em frente à entrada :)

IMG_0904

Mas a Capital francesa conta com uma infinidade de belíssimas igrejas em diferentes estilos arquitetônicos e repletas de história, muitas delas pouco conhecidas, ainda que situadas em locais de passagem e próximas a importantes pontos turísticos. Outras, se escondem em quartiers residenciais longe do alcance dos visitantes.

Confira uma seleção de igrejas para visitar quando estiver nas proximidades de:

1- Montmartre

No topo mais alto da cidade está a Sacre-Coeur vigiando todos os parisienses. Os arredores da Basílica e, principalmente, suas escadarias são repletas de turistas disputando uma boa vista para eternizar o momento. Em outro ponto bem mais calmo do bairro, no meio do percurso até o topo da colina, há uma igreja simpática construída com tijolos vermelhos que se debruça sobre o carrossel da Place des Abbesses e compõe a atmosfera charmosa que se completa com a romântica intervenção artística Le Mur des Je T’Aime a cinco passos dali. A Église Saint-Jean de Montmartre começou a ser erguida em 1894 inspirada no estilo Art Nouveau que, na época, chocou o Ministério de Assuntos Religiosos e quase foi demolida. Após muitos embates e alguns ajustes arquitetônicos por ordem da abadia, as obras são retomadas e a igreja é concluída em 1904.

IMG_3739

  • Endereço: 19 Rue des Abbesses, 75018 Paris
  • Metrô: Abbesses (linha 12)

2- Palais Royal

Nas proximidades do Palais Royal, no 2ème, há inúmeras galerias cobertas para serem exploradas. Lugares como a Galerie Vivienne, Galerie Colbert. Galerie Vero-Dodat, entre outras. Uma das cinco praças reais também está aqui, a Place des Victoires, que atrai pelo formato circular e conjunto arquitetônico. A 160 metros desta praça, a partir da saída pela rue Vide Gousset, chega-se à Basílica Notre-Dame des Victoires, construída em 1629 e financiada por Louis XIII em gratidão às suas conquistas. Esta é uma das cinco “basílicas menores” de Paris.

IMG_3736

  • Endereço: Place des Petits Pères, 75002 Paris
  • Metrô: Bourse (linha 3)

3- Louvre

Em frente à parte mais antiga do Louvre, na rue de Rivoli com a rue de l’Oratoire,  há uma construção magnífica que compreende a lateral e os fundos da igreja protestante L’Oratoire du Louvre, consagrada em 1750. As galerias da Rue de Rivoli e a estátua do almirante de Coligny são espetaculares e chamam mais atenção do que a própria fachada da entrada principal na rue Saint Honoré. Em 1811, os planos de Napoleão para expansão do Louvre até o Tuileries exigiam a demolição de todas as construções que estavam no caminho, entre elas a antiga igreja de Saint-Louis. Com a perda de um templo protestante nas redondezas, o culto foi então instalado no Oratoire du Louvre no mesmo ano.

IMG_3737

  • Endereço: 145 Rue Saint Honoré, 75001 Paris
  • Metrô: Louvre-Rivoli (linha 1)

4- Arts et Métiers

A mistura dos estilos gótico e renascentista está caracterizada na igreja católica Saint-Nicolas-des-Champs situada ao norte do Marais, a poucos passos do Museu de Artes e Ofícios. Sua origem remete ao ano de 1184, quando se tratava somente de uma pequena capela na vila de Saint-Martin des Champs. Com o passar dos séculos e expansão da cidade, este vilarejo é anexado à Paris e a construção da igreja atual inicia-se no século XV. A paróquia é fechada após a Revolução, em 1793, e reaberta somente em 1802. Sua arquitetura e as inúmeras obras de arte que abriga são testemunhas da história parisiense.

IMG_3738

  • Endereço: 254 Rue Saint-Martin, 75003 Paris
  • Metrô: Arts et Métiers (linhas 3 e 11)

5- Butte aux Caille

A curiosa Église Antoiniste construída em 1913 se encontra na junção das ruas Vergniaud e Wurtz, no 13ème. O templo é dedicado ao culto do L’ Antoinismeuma seita religiosa criada na Bélgica, em 1906, por Louis-Joseph Antoine (1846-1912). As crenças do antoinismo combinam alguns elementos do catolicismo, reencarnação e cura.

FullSizeRender

  • Endereço: 34 rue Vergniaud, 75013 Paris
  • Metrô: Place d’Italie (linha 7)

Bisous,

Carol

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *