Lugar ideal para experimentar o modo de vida parisiense, a Île Saint-Louis é um dos meus locais favoritos na cidade. Já falei sobre ela e dei dicas nesse post aqui. Localizada estrategicamente no coração de Paris, mas ao mesmo tempo afastada da agitação da capital, a pequena ilha possui uma atmosfera pitoresca e intimista, contando com apenas oito ruas, quatro cais, um conjunto arquitetônico secular de tirar o fôlego graças às suas mansões (hôtel particuliers) preservadas e uma magnífica vista para o rio Sena.
Os quatro cais (margens do Sena) – Béthune, Bourbon, Anjou ou Orléans – têm vistas espetaculares para a cidade, mas é a ponta oeste da ilha que guarda o melhor visual: a Notre-Dame à esquerda e HÔtel de Ville à direita! O lugar é tão especial que recebeu o nome de Place Louis Aragon em homenagem ao escritor francês autor do romance Aurélien, cujo herói homônimo da novela vive em um apartamento com vista para essa praça. A placa ali instalada traz alguns versos do poeta:
“Connaissez-vous l’île / “Você conhece a ilha
Au cœur de la ville / No coração da cidade
Où tout est tranquille / Onde tudo é calmo
Éternellement” / Eternamente”
Nas margens do rio, no quai Bourbon, os parisienses gostam de se encontrar para relaxar, tomar alguma coisa ou fazer um piquenique entre amigos à beira da água. No mesmo ponto, porém no nível da rua, a pequena praça é cenário perfeito para um encontro, mas não me intimido nem um pouco de ficar por ali mesmo quando estou sozinha! Super oportunidade para tirar fotos inspiradoras como essas. Sem dúvida é um dos meus locais prediletos para assistir ao pôr do sol em Paris!
- Onde: Place Louis Aragon | Île Saint-Louis
- Metrô: Pont Marie (linha 7)
Bisous
Carol