A história do perfume data de antes do Antigo Egito, quando o ato de se queimar incenso era visto como uma forma de comunicação com os deuses, mas a perfumaria só se torna de fato uma indústria por volta do século 17, quando os perfumes passam a substituir a higiene pessoal. A moda conquistou a monarquia em Versailles e Paris passa a ser o reduto dos perfumistas.
Quatro séculos depois e a França segue como referência no assunto, com maisons conhecidas mundialmente, como o caso da centenária Maison Molinard, reputada por seu savoir-faire e cultura artesanal ao redor do universo da alta-perfumaria.
Após 30 anos longe da capital francesa, a marca aterrissou em 2017 no coração de Saint-Germain-des-Prés para a alegria dos fãs da marca, que até então contava apenas com duas lojas próprias e o idílico museu na região da Provence.
A história da maison criada na metade do séc. 19, em Grasse, se confunde com a história da própria cidade – capital mundial do perfume. Em 1849, Hyacinthe Molinard inaugura uma boutique para vender Eaux de Fleurs e rapidamente conquista importantes clientes, entre eles a rainha Victoria. No início dos anos 1900, abrem-se as portas da prestigiada casa provençal e desde então a fábrica histórica desperta a curiosidade de milhares de turistas vindos de todas as partes para descobrir os segredos de suas criações raras e únicas que só levam materiais nobres e naturais.
Os valores da maison estão impressos em cada detalhe na concept-store parisiense e visita-la é uma verdadeira experiência olfativa. No centro do salão, o piso coberto por ladrilhos e os móveis em madeira refletem suas origens provençais, enquanto o cobre quente traduz o universo industrial do perfumista e a cor violeta remete à identidade da marca.
Localizada na 72 rue Bonaparte, a boutique ainda oferece um jardim, pátio privado e no Atelier des Parfums pode-se criar a sua própria fragrância a partir das 100 essências e bases disponíveis. Recomendo a visita aos amantes do universo do perfume!
- Onde: 72 rue Bonaparte, 75006 Paris
- Metrô: Saint-Sulpice (linha 4)
Horários: Seg a Sex (10h às 13h – 14h às 19h) | Sab (10h às 19h)
Bisous
Carol Pio Pedro