O Canal Saint-Martin corta o 10ème e o 11ème, possui 4,5km de extensão e conecta o Canal de l’Ourcq ao Rio Sena. Se você já assistiu o Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) provavelmente se lembrará de um lugar onde ela vai para atirar pedrinhas na água. Voilà!
O filme foi lançado em 2001 e as cenas rodadas no Canal Saint-Martin dão a ideia de um lugar bucólico e tranquilo, com passarelas cruzando o canal e uma densa área verde ao longo do caminho. De fato, esse cenário permanece intacto, mas nos últimos anos a região vem passando por um intenso processo de revitalização, assim como aconteceu no Marais, na década de 70.
De quartier populaire, com população de renda baixa e, predominantemente, mais velha no passado, aos poucos o bairro passou a atrair moradores mais jovens e com maior poder aquisitivo. Antigas boulangeries e lojinhas de badulaques agora estão lado a lado com marcas descoladas e bistrôs comandados por novos chefes. Jovens de famílias tradicionais convivem com imigrantes de muitas partes, hypsters e artistas dividem espaço com famílias e casais. Longe de se parecer com outras regiões da cidade dignas de cartão-postal, o Canal Saint-Martin atrai, justamente, pelo jeitão leve, simples, natural e “bagunçado” que essa mistura de diferentes gerações, culturas e costumes proporciona.
O bairro não conta com museus ou monumentos históricos, por isso vá com o intuito de realmente experimentar o cotidiano do parisiense, sem roteiros pré-concebidos ou horário estipulado para um próximo compromisso. Se for a sua primeira vez, aconselho que vá num fim de semana, quando o ambiente fica ainda mais divertido por lá, principalmente, se o tempo estiver bom! Faça um piquenique ou, pelo menos, passe um tempo à beira do canal, onde tudo acontece: de performances musicais a encontros de grandes turmas de amigos – celebrações, claro, regadas a um bom champagne!
Para conhecer o entorno, a melhor maneira é flanar pelas duas margens do canal (Quai de Valmy e Quai Jemappes) e caminhar também pelas as ruas transversais e paralelas. Dica 1: aos domingos o jardim do Hôpital Saint-Louis está aberto à visitação. A área verde é bastante simpática e oferece uma boa infra para crianças!
Por aqui existem muitos cafés e bistrôs a preços mais justos do que o vizinho Marais. Dica 2: um lugar bacana é o Hotel du Nord que, apesar do nome, é só um restaurante gostoso e descolado em frente ao canal.
- Onde: Canal Saint-Martin
- Metrô: Stalingrad (linhas 2,5 e 7) e République (linhas 3, 5, 8, 9 e 11).
Bisous
Carol