main

Onde ir

Parc de Bagatelle

2 de outubro de 2018 — by Carol Pio Pedro0

Parc-de-Bagatelle-lago-30joursaparis-e1538522189865.jpg

Situado no coração do Bois de Boulogne (a área verde mais extensa de Paris) o Parc de Bagatelle é um dos quatro jardins botânicos da cidade. Sua origem é do início do séc. XVIII e seu nome se deve ao Duque de Estrées que, para presentear sua esposa, executou obras e melhorias na propriedade que lhe custaram uma “bagatela”. E o nome pegou :)

Parc-de-Bagatelle-palacete-30joursaparis

Em 1775, seus jardins e palacete passaram por mais uma reconstrução, dessa vez em pouco mais de 2 meses por conta de uma aposta entre a rainha Maria Antonieta e seu cunhado, o conde de Artois (irmão do rei Louis XVI), que usava a propriedade para diversão, oferecendo grandes festas e levando suas conquistas amorosas para lá. Em 1905, tornou-se propriedade da cidade de Paris e transformado em um parque público. Logo nos primeiros anos foi palco para as experiências de vôo de Santos Dumont.

Parc-de-Bagatelle-folie-30joursaparis

Atualmente, o Parc de Bagatelle é mais austero e simples se comparado a parques como Jardin de Luxembourg e Parc Monceau, por exemplo. A sensação que tive é que ele é mais “natural” e wild como o Buttes Chaumont, apesar de que, em ambos os casos, os elementos que me fazem ter essa percepção (lago, cascata e gruta) sejam artificiais. Mas ainda assim, como ele é muito extenso – 24 hectares no total – a área verde descampada (sem nenhum tipo de design, mas sempre bem cuidada) tive a sensação de estar no campo e não em um parque.

Parc-de-Bagatelle-16eme-palacete-30joursaparis

Parc-de-Bagatelle-gruta-30joursaparis

Parc-de-Bagatelle-16eme-gruta-30joursaparis

Achei uma delícia que mesmo durante um fim de semana ensolarado não havia aglomeração alguma, como acontece nos outros parques. Apenas algumas pessoas fazendo piquenique, passeando com crianças, visitando o interior do palacete Folie ou relaxando nos bancos em meio ao verde. O que mais gostei de fazer, na verdade, foi de andar atrás dos pavões que vivem soltos por ali! Contei uns 10 – todos dóceis, mansinhos e deslumbrantes!

Durante a primavera a maior atração do local é o roseiral com mais de 10.000 roseiras de 1.200 espécies diferentes. Visitei o parque nessa época (fim de maio de 2018), mas infelizmente nem todas as flores tinham desabrochado. No verão, a atração fica por conta das exposições e concertos de música clássica.

Parc-de-Bagatelle-roseiral-30joursaparis

Parc-de-Bagatelle-16eme-30joursaparis

O Parc de Bagatelle fica no 16ème, mas não tem metrô tão perto… a maneira mais fácil de acessá-lo por transporte público é o combinado metrô + ônibus. Há duas entradas distintas, por isso veja a dica abaixo:

1- Entrada da Grille de Sèvres (lado oeste)

  • Endereço: Route de Sèvres-à-Neuilly, Bois de Boulogne, 75016 Paris
  • Metrô: Pont de Neuilly (linha 1) + ônibus 43 (direção Neuilly Bagatelle) e desça no ponto Place de Bagatelle
  • Na Place de Bagatelle caminhe em linha reta em direção ao Bois de Boulogne (10 minutos a pé).

2- Entrée grille d’honneur (lado leste)

  • Endereço: Route (piste cyclable) de la Longue Queue, Bois de Boulogne, 75016 Paris
  • Metrô: Porte Maillot (linha 1) + ônibus 244 (direção Rueil Malmaison RER) e desça no ponto Bagatelle – Pré Catelan, localizado na Allée de Longchamp
  • Na Allée de Longchamp  pegue a saída da direita (2 minutos a pé)

Bisous :)

Carol

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *