A dica de hoje é mais uma das maravilhas projetadas na época de Napoleão e do famoso prefeito Barão de Haussmann. Mais uma contribuição (e das grandes) para transformar Paris nessa cidade planejada e agradável que vemos hoje. Dessa vez não me refiro a algum famoso monumento erguido para simbolizar a grandiosidade e soberania do país ou à expansão das ruas e criação dos grandes boulevards.
Essa dica é um grande espaço verde, um parque erguido sobre um terreno totalmente irregular, árido e em uma localização nada óbvia para a época: fora dos limites da cidade, onde se escondiam ladrões e procurados pela polícia (essa não ousava entrar ali). A cidade ainda não havia crescido até os arredores de onde hoje fica o 19ème, mas Napoleão e Haussmann, almejando a expansão de Paris, deram novo uso à uma grande porção de terra nessa região sinistra.
Para se ter uma ideia do espaço escolhido, ali já havia funcionado um temido lugar de tortura e prisão, na qual homens eram pendurados, enforcados e esquecidos até que seus corpos fossem decompostos. Depois serviu de fossa a céu aberto, recebendo todo o dejeto dos demais bairros, até que virou uma pedreira devido à alta concentração de gipsita, um minério usado para a fabricação de gesso e cimento. Por conta das escavações, o relevo que já era acidentado, tornou-se ainda mais irregular, chegando a desníveis de até 50m de altura.
O parque de 25 hectares foi inaugurado em 1867 e é considerado um dos maiores e mais arborizados parques da cidade. Diferente do design de outras áreas verdes parisienses, que seguem estilos francês e italiano de decoração e paisagismo, o Parc de Buttes Chaumont lembra mais os nossos parques do Brasil, com vegetação densa, lago, cascata, ponte e até mesmo um monte com um pequeno monumento inspirado nos templos romanos.
Atualmente, o Buttes Chaumont é muito frequentado pelos parisienses devido à tantas atrações que oferece e ao ambiente agradável que proporciona. Nos dias de sol é difícil achar um pedaço de grama não ocupado por toalhas e pessoas se bronzeando. Atrai também muitos turistas, claro, mas não tanto quanto outros parques localizados em áreas centrais.
Essa é uma ótima oportunidade para sair do roteiro mais manjado e conhecer uma nova região. Curta as tardes de sol para preparar um piquenique ou ainda para explorar as trilhas que o parque oferece.
- Endereço: 1 rue Botzaris, 75019
- Metro: Buttes-Chaumont, linha 7bis
Bisous,
Carol