main

Dicas úteis

Seguro viagem – Tratado de Schengen

8 de setembro de 2015 — by Carol Pio Pedro1

7-Seguro-Viagem.jpg

Esses dias recebi de uma de minhas leitoras uma dúvida sobre aquisição de seguro viagem, pontualmente para Paris. Resolvi pegar esse gancho e transformar a resposta em um post, pois essa é uma dúvida bem freqüente à grande parte das pessoas que viajam.

Primeiro é bom deixar claro que as informações abaixo se referem ao seguro obrigatório para viagens à Europa, mais especificamente, aos países que participam do Tratado de Schengen, no qual a França se inclui.

O Tratado de Schengen, também conhecido como Acordo de Schengen, determina a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem para turistas com cobertura mínima de 30.000€, a fim de garantir assistência médica em caso de doença ou acidente em quaisquer países integrantes.

Atualmente são 25 os países participantes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Atenção para Reino Unido e Irlanda, membros da União Européia que não fazem parte do tratado!

Apesar de nunca ter sido solicitado meu comprovante do seguro pela imigração, jamais viajei sem a contratação do serviço e aconselho a todos que façam o mesmo. A “economia” pode acarretar, no pior dos casos, em risco para sua saúde se vier a precisar de algum tratamento/ assistência ou em grandes problemas com a imigração. Imagina ver sua viagem cair por terra por conta disso? Nem pensar!

Dica valiosa: há muitas agências de viagem e corretoras que oferecem a contratação do serviço, mas antes verifique se seu cartão de crédito te dá direito ao seguro. Muitas bandeiras oferecem esse beneficio mediante à compra da passagem aérea no cartão, sem custo extra. O melhor a fazer é entrar em contato com sua central de relacionamento e informar-se. Se oferecer, ótimo! Geralmente o trâmite é descomplicado, nada burocrático e online. Basta preencher um formulário com informações pessoais e da viagem, imprimi-lo e levá-lo na bagagem. Se seu cartão de crédito não disponibilizar, paciência. Contrate o serviço de uma corretora de seguros. Não vacile com essa “economia” que pode te custar tão caro.

One comment

  • Maura

    13 de setembro de 2015 at 12:32

    Realmente, é muito fácil. Fiz o meu em 5 minutos.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *