Situada entre a Place de la Concorde e a Place de la Madeleine, no 8ème, se esconde a pequena passagem Cité Berryer, atualmente conhecida como Village Royal, um pátio charmoso a céu aberto que esbanja luxo e autenticidade. A passagem é cercada por edifícios erguidos pouco antes da Revolução Francesa que foram preservados durante a renovação que transformou a passagem em destino discreto de luxo na década de 90.
Dois séculos antes dessa renovação, a passagem foi aberta com o propósito de abrigar o marché d’Aguesseau (uma espécie de feira) que até então ficava no Faubourg Saint-Honoré. Barracas de carne, peixes, pães e frutas ocupavam o local para atender à demanda de crescimento e desenvolvimento do bairro, e foi somente na segunda metade do século XVIII que construções foram erguidas na passagem.
Com o movimento cotidiano na Place de la Madeleine e tantas vitrines atraentes é fácil perder a entrada para o Village Royal, que fica escondido atrás de um pórtico no 25 rue Royale. Cruzando o portão chegamos em um pátio acolhedor com algumas esculturas nas extremidades, mesinhas de café ao centro e cercado por lojas de prestígio como Chanel, Dior, entre outras. Aposta bem sucedida, hoje a passagem Cité Berryer é destino original durante um tour de compras pela região da Saint-Honoré.
Ainda que o foco não seja compras vale a pena um rápido desvio para conhecer o Village Royal. Melhor ainda deixar o tempo correr na terrasse do café Le Village
- Onde: 25 Rue Royale, 75008 Paris
- Horário: seg a sab (8h às 19h)
- Metrô: Concorde (linhas 1, 8 e 12) | Madeleine (linhas 8, 12 e 14)
Bisous,
Carol