A Île Saint-Louis é uma pequena ilha no coração da cidade, no 4ème, composta por 3 ruas na direção leste-oeste e 7 ruas norte-sul. Está localizada “atrás” da Notre-Dame, que fica na Île de la Cité, e essas duas ilhas do Sena se interligam pela Pont Saint-Louis, ponte utilizada somente por pedestres.
A Île Saint-Louis é tão pequena (750m de comprimento) que é possível percorrê-la em poucos minutos. Mas acredite: apesar de ser essencialmente residencial e de não abrigar nenhum monumento histórico, é tão agradável que o passeio pode se estender por horas a fio. O charme está na tranquilidade e silêncio que imperam por aqui e que, aliados aos belos edifícios e fachadas, elegantes cafés e vistas cinematográficas, tanto da margem direita, quanto da esquerda e do próprio rio Sena, fazem dessa ilha um verdadeiro oásis e “sonho de consumo” – distante – para a maioria dos parisienses.
Todos os edifícios são datados do séc. XVII e muitos são hôtels particuliers, antigas mansões, com varandas de ferro forjado e portas de pedra esculpida. Na época de sua construção, a aristocracia parisiense rapidamente se mudou para cá por conta do prestígio em torno da área. Inúmeras celebridades fizeram da Île Saint-Louis o seu lar ao longo desses quatro séculos e ainda hoje a região é extremamente valorizada e o metro quadrado, um dos mais caros da cidade.
Todas as ruas ao redor da ilha são estreitas e de pedra, com pouquíssimos carros circulando até lá.
Aos domingos, a ilha é programa favorito para muitos parisienses. A ponte para pedestres, Pont Saint-Louis, se transforma em palco com apresentações de músicos e artistas de rua, os terraços das brasseries ficam cheios, as lojas abertas e as margens do Sena se tornam lugar ideal para saborear os deliciosos glaces da sorveteria mais tradicional de Paris, a Berthillon (29-31 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004)!
Seguem outros endereços que recomendo:
- La Maison du Chou: loja especializada em choux, os docinhos feitos com a mesma massa das éclairs e recheados com creme, chocolate ou café. Amo!
- Le Flore en L’Île: brasserie com vista para a Pont Saint-Louis e a Notre-Dame. O pain au chocolat deles costumava ser maravilhoso, mas confesso que não estava bom da última vez que fui (junho 16).
- Pylones: loja de produtos para decoração inspirada em fun design . Tudo muito colorido, diferente e criativo, ótima opção para presente!
- Patrick Allain: floricultura linda e tradicional que rouba a atenção de quem passa.
Dica: para complementar o passeio à Île Saint-Louis, sugiro visitar também a Île de la Cité, onde estão localizados alguns dos principais monumentos, como: Notre-Dame, Conciergerie e Saint-Chapelle. Se a ideia for continuar num ritmo “low-profile”, sem grandes filas e a céu aberto, aproveite para conhecer a Square Jean XXIII (aos fundos da Notre-Dame), a Place Dauphine (atrás da Conciergerie e Saint Chapelle) e a Square du Vert-Galant, pracinha localizada na ponta da ilha, no nivel do Sena, embaixo da Pont Neuf.
- Como chegar à Île Saint-Louis de metrô: estação Pont Marie (linha 7) e estação Cité (linha 4)
Bisous
Carol
4 comments
Claudete Maria Miranda Dias
19 de setembro de 2016 at 22:02
Carol, vc descreve tão bem, q me transportei para a Île de lá cité e “visitei” todos os lugares charmosos e históricos , q fazem dessa ilha um lugar especial!
Carol Pio Pedro
20 de setembro de 2016 at 21:36
Claudete,
A Île Saint-Louis e a Île de la Cité me encantam… Quanto mais as visito, mais vejo que ainda há muito pra conhecer!!!
Que bom que gostou do post!
Bisous,
Carol
Pingback: Um apto na Île Saint Louis pra chamar de meu - 30 Jours à Paris
Pingback: Magnífica vista para o rio Sena: Place Louis Aragon - 30 Jours à Paris