main

Dicas úteisLinks & Parceiros

Um apto na Île Saint Louis pra chamar de meu

2 de março de 2017 — by Carol Pio Pedro1

Cobblestone_Gabi_Alves_Photography_30joursaparis-e1488031036563.jpg

Não existe nenhum lugar com atmosfera mais parisiense do que a Île Saint Louis, uma pequena ilha no meio do Sena essencialmente residencial que tem o Quartier Latin como vizinho na Rive Gauche e o Marais na Rive Droîte, além da Île de la Cité a noroeste. Já dediquei um post sobre essa região há algum tempo, mas vale repetir pra enfatizar que essa porção minúscula de terra que compreende uma rua principal e mais duas às margens do Sena, além de 7 transversais, é a imagem perfeita daquela fotografia mental que fazemos de Paris.

Cobblestone_Île_Saint_Louis_30joursaparis
Île Saint Louis

Cobblestone_Île_Saint_Louis_paris_30joursaparis

Não há hipótese de eu estar na cidade e não dedicar algumas horinhas ali… olhar as novidades das charmosas lojas da Rue Saint-Louis en Île, saborear um pain au chocolat com café no Le Flore en l’Île quando está friozinho, um chou da Maison du Chou ou um sorvete delícia na Berthillon, admirar a arquitetura dos prédios ao longo do Quai d’Orléans e a vista magnífica pro Hôtel de Ville do outro lado do rio, acompanhar o movimento dos moradores de manhãzinha e descer pra caminhar pelas margens do Sena sem pressa alguma… Para aproveitar realmente a  Île Saint Louis é preciso, mais do que tudo, sentir. Caso contrário, 15 minutos são suficientes ali.

Cobblestone_Quai_Orleans_30joursaparis
Île Saint Louis

Bom, tudo isso pra deixar bem claro que eu morro de amores por esse lugar e que tenho o sonho – em construção! – de morar e passar o resto da minha vida ali. Mas nessa última viagem tive o privilégio de me hospedar em um apartamento sensacional  P E R F E I T O  na Rue Saint-Louis en l’Île a convite da Cobblestone Parisuma empresa parisiense de locação de imóveis de luxo para temporada,

LEITOR DO 30 JOURS À PARIS GANHA 10% DE DESCONTO + 1 par de INGRESSOS PARA PASSEIO DE BARCO NO RIO SENA em reservas a partir de 4 noites. use o promocode  30joursaparis  no ato da reserva.

Quando a agência me contactou em meados de outubro do ano passado com o convite para me hospedar em qualquer um dos apartamentos deles na próxima vez que fosse à Paris eu não tive dúvidas de onde queria ficar, apesar de todos os 27 apartamentos estarem concentrados em excelentes localizações, como Marais, Saint-Germain e proximidades da Champs Elysées. Era a minha chance de provar a vida na Île Saint Louis por alguns dias! rs

Cobblestone_Île_Saint_Louis_Sena_30joursaparis
Île Saint Louis

Escolhi o Le Grand En Isle que fica no 4º andar de um prédio antigo super charmoso, tem 57m2, 1 quarto & 1 banheiro, cozinha linda bem equipada,  banheiro grande igualmente equipado, salas de estar e jantar e acomoda até 4 pessoas (2 no sofá-cama da sala). Assim como os demais apartamentos da Cobblestone, foi totalmente renovado pensando no conforto, comodidade, praticidade e experiência dos hóspedes pra que a gente se sinta num autêntico apartamento parisiense. Decoração & design impecáveis, de bom gosto e repleto de referências francesas, a começar pela lareira na sala e pelas “vigas” de madeira aparentes no teto.

Cobblestone_Île_Saint_Louis_Le_Grand_en_île_sala_cozinha_30joursaparis
Sala de estar e cozinha

Meu marido e eu estávamos ansiosos pela experiência. Chegamos pelo metrô Saint Paul (linha 1), mas a região também é servida pelo Pont Marie (linha 7) e Cité (linha 4) – todos localizados a uns 5 minutos do apartamento. Hannah, a hostess sueca da Cobblestone, estava nos esperando no ponto de encontro marcado e gentilmente nos levou para deixarmos a mala no apartamento enquanto não desse o horário do check-in, às 14h00.

Cobblestone_Saint_Louis_en_Île_30joursaparis
Vista da janela da sala para Rue Saint-Louis en Île.

Hannah nos apresentou o apartamento, deixou as chaves e os códigos de acesso ao prédio e à unidade (super seguro, adorei!), a funcionalidade dos equipamentos, deu um overview sobre a localização, acessos e transporte e por fim nos indicou onde encontraríamos café, chá e açúcar na cozinha como quem diz “sintam-se em casa”. :)

Os espaços são amplos, arejados e iluminados. O menor deles é a cozinha, mas é tão funcional, bem equipada e decorada que foi o meu lugar favorito (tenho uma queda por cozinhas e essa é uma graça!). Um elemento na decoração que eu adorei foi a parede + porta de vidro que traz luz pro ambiente e isola a cozinha e o banheiro do restante do apartamento. Como usávamos as máquinas de lavar & secar roupa e louça à noite, fechávamos a porta e não escutávamos mais nada.

Cobblestone_Île_Saint_Louis_Le_Grand_en_île_cozinha_Gabi_alves_photography_30joursaparis
Foto Gabi Alves Photography

Por falar em barulho, o silêncio no quarto na hora de dormir foi outra coisa que chamou a atenção. Ele dá para o pátio interno no fundo do prédio, do lado oposto à rua. Pra melhorar, existe outra porta no corredor que o separa da sala. Voltando pro quarto, mais um ponto para a decoração! Móveis de madeira antigos que combinam perfeitamente com a roupa de cama e almofadas com design moderno em tons de cinza e branco. E a cama?! Um colchão dos deuses, muito aconchegante. Só achei que faltou um espelho de corpo inteiro ali pra facilitar nossa produção, mas sei que esse é um aspecto cultural… O bom é que tem um na sala, na porta do armário próximo à lareira.

Cobblestone_Le_Grand_en_Île_30joursaparis
Vista do quarto.

O banheiro é bem clean, amplo e estava impecavelmente limpo. Gostei que deixaram amenities – shampoo, condicionador e shower gel – coisas simples, mas quebraram um super galho, porque sempre deixo pra comprar quando chego na cidade. Jogos de toalha de banho excelentes também!

A sala é enorme, com 3 janelões de madeira do chão ao teto com vista para a Rue Saint-Louis en l’Île. Há dois ambientes espaçosos separados com folga: a sala de estar, com um sofá-cama , 2 poltronas e um móvel à frente com televisão e livros, e a sala de jantar, com uma mesa redonda e cadeiras acolchoadas confortáveis para 4 pessoas. Quando entramos havia sobre a mesa uma garrafa de vinho, uma barra de chocolate e um bilhete escrito à mão pela nossa hostess Hannah. Mimos que fazem a diferença!

Cobblestone_Île_Saint_Louis_Le_Grand_en_île_sala_de_jantar_30joursaparis
Sala de jantar
Cobblestone_Île_Saint_Louis_Le_Grand_en_île_30joursaparis
Mimos Cobblestone.

Passamos 4 dias maravilhosos nesse apartamento! De manhãzinha, descíamos depois do café da manhã e víamos o sol nascer (nessa época do ano, em torno de 9h30) no Quai d’Orléans iluminar o Hôtel de Ville e a Notre-Dame. Quase todos os dias seguíamos em direção à Île de la Cité passando a Pont Saint-Louis e atravessando os jardins ao fundo da Notre-Dame. A caminhada não dava nem 5 minutos e naquela hora do dia havia poucas pessoas nos bancos da Place Jean XXIII e a fila da igreja ainda estava se formando. Cenas pra não esquecermos jamais!

Cobblestone_Île_Saint_Louis_Quai_Orleans_30joursaparis
Quai d’Orléans e vista para a Notre-Dame.

A experiência de ficar hospedada em um apartamento foi fantástica! Acho que os dois pontos altos foram a localização e o espaço interno, que não teríamos nunca em um hotel por menos de algumas boas centenas de euro. O custo benefício é surreal… ainda mais se 4 pessoas ficam hospedadas. Dá pra fazer o orçamento desse apto e de todos os outros pelo site num segundo! Sério, confiram lá como eu não estou exagerando.

Cobblestone_Île_Saint_Louis_Le_Grand_en_île_Gabi_Alves_Photography_30joursaparis
Foto Gabi Alves Photography

O processo de consulta, reserva e pagamento é todo feito online e de forma prática e segura, mas você também pode falar diretamente com os hosts da Cobblestone caso sinta mais confiança. Durante os meses que antecederam minha estadia falei várias vezes com o John, um americano, que forneceu todas as informações detalhadas que eu precisava para viajar em segurança sabendo que teria lugar para ficar quando chegasse em Paris :)

Por conta da boa localização e preço sugiro que façam a reserva com alguns meses de antecedência, caso contrário não encontrarão disponibilidade (a disponibilidade de cada apto pode ser consultada no site de forma simples).

Aos que gostam de experimentar a vida local quando viajam e preferem apartamento a hotel, indico 100% a Cobblestone. Acho importante checarem no site com atenção todas as informações do apartamento antes de alugarem. Coisas do tipo: qual andar, se o prédio tem elevador, quantas pessoas acomoda, qual o metrô mais próximo, etc.

No caso deste apartamento, apesar de ser uma localização premium e estarmos num prédio alto padrão, não havia elevador (o que é bastante comum nos prédios antigos parisienses) e estávamos no último andar. Sabíamos disso quando optamos por ele porque seríamos somente eu e meu marido, mas detalhes como esse podem arruinar a viagem de outras famílias dependendo das circunstâncias. Chequem tudo, perguntem e não tenham surpresas! Se aquele apartamento que você tanto queria não atende às suas necessidades, tenho certeza de que outro da Cobblestone atenderá!

Os leitores do 30 Jours à Paris têm 10% de desconto na locação de qualquer apartamento + 1 par de ingressos para um passeio de barco pelo Rio Sena quando a reserva for a partir de 4 noites! Mencione no campo “observação” o promocode 30JOURSAPARIS no ato da reserva online ou por email à Cobblestone para ter direito aos benefícios da parceria!

Sintam-se em casa e curtam a vida parisiense ao máximo!

Bisous,

Carol

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *