Admiramos o conjunto arquitetônico da capital francesa sobretudo pela simetria e beleza dos edifícios, Com a reforma promovida pelo Barão Haussmann na 2ª metade do século XIX, a tipologia urbana ganha unicidade arquitetônica e leis de padronização para as fachadas são implementadas. Mas como toda regra tem sua exceção – nesse caso, muitas exceções – apresento a vocês 5 belas fachadas Art-Nouveau em Paris.
1) Edifício Lavirotte
Com vista para a avenue Rapp e para a Torre Eiffel, o prédio projetado pelo arquiteto Jules Lavirotte contou com o surpreendente trabalho do ceramista Alexandre Bigot. A fachada do edifício Lavirotte – totalmente assimétrica e irregular – ganhou o prêmio de mais bela fachada de Paris em 1901 e hoje é classificada monumento histórico. No 3º andar, por exemplo, existe uma janela oval completamente diferente das demais janelas retangulares. A cerâmica está fortemente presente na decoração e há ainda o uso da madeira. De fato, o elemento que mais chama a atenção é a porta de entrada feita de madeira maciça e ferro esculpido. Seguindo as premissas da art-nouveau, muitos símbolos estão representados ali: animais, vegetação e até mesmo elementos com conotação sexual. O próprio formato da porta é um exemplo, assim como o lagarto – lézard, em francês – que na época era uma gíria usada para designar o órgão sexual masculino.
- Onde: 29, avenue Rapp, 75007 Paris
- Metrô: École Militaire (linha 8)
2) Castel Béranger
Veja o post que preparei sobre o primeiro edifício parisienses em estilo art-nouveau aqui. Em 1895, o arquiteto Hector Guimard recebe a encomenda de construir um prédio residencial modesto no terreno da família Fournier. Os materiais de baixo custo utilizados na fachada – uma mistura de tijolo, areia, metal e pedra – conferiram ao prédio um tom claro e harmonioso. As particularidades mais incríveis são, sem dúvida, a porta de entrada, bastante incomum ricamente trabalhada em ferro e os balcões ornados com o mesmo material que trazem detalhes de cavalos-marinhos – tudo em azul.
- Onde: 14 Rue Jean de la Fontaine, 75016 Paris
- Metrô: Ranelagh (linha 9)
3) Square Rapp
Outro belo exemplo do trabalho de Lavirotte se encontra escondido na pequena Square Rapp, no 7ème. Além da vista linda para a Torre Eiffel que essa rua oferece, outro motivo para visita-la é apreciar a fachada de prédio residencial com design totalmente assimétrico e seus inúmeros elementos decorativos, inclusive nas varandas com detalhes em ferro forjado. Lavirotte também projetou o portão de ferro na praça que compreende o prédio. Se o portão estiver aberto, entre para ver todos os detalhes da fachada, do portão e da treliça em 3D na parede a fundo. Repare também na incrível vista para a Torre!
- Onde: 3, Square Rapp, Paris 75007 Paris
- Metrô: École Militaire (linha 8)
4) Les Chardons
O arquiteto Charles Klein foi o proprietário e responsável pela realização deste edifício localizado no 16ème e o projeto da fachada ficou a cargo do ceramista Émile Müller. Totalmente coberta por cerâmicas verde e ocre e decorada com lindos motivos representando a planta chardon (cardo em português) a fachada se destoa completamente das outras construções do bairro. Foi premiada no concurso de fachadas da cidade de Paris em 1903 e o prédio foi registrado como monumento histórico em 1961.
- Onde: 9, rue Claude-Chahu, Paris 75016
- Metrô: Passy (linha 6)
5) Rue d’Abbeville
Saindo do eixo 16ème – 7ème, onde encontramos a maior parte dos edifícios Art-Nouveau, esse prédio no 10ème foi construído em 1901 pelos arquitetos Alexandre e Édouard Autant (pai e filho) e pode ser visto de longe graças à longa coluna central decorada com uma abundante folhagem verde em cerâmica. No quinto andar, na parte central, vemos quimeras (figuras fantásticas) logo acima das folhagens. A porta de entrada em ferro forjado tem um padrão de hastes formando corações. O dintel da porta cerâmica representa folhas de cardo.
- Onde: 14, rue d’Abbeville, Paris 75010
- Metrô: Poissonnière (linha 7)
Bom passeio!
Bisous
Carol