main

Onde ir

O exótico edifício Castel Béranger

26 de janeiro de 2017 — by Carol Pio Pedro3

Castel_Beranger_30joursaparis1-e1485373577248.jpg

Dizer que Paris é um prato cheio para os amantes da arquitetura é chover no molhado. Nem precisa ser expert ou ter o olhar apurado pra gente se embasbacar com o conjunto arquitetônico imponente e único dessa cidade que mais parece um grande set de filmagens.

O estilo haussmaniann predomina e molda o cenário parisiense desde o fim do séc XIX com suas fachadas padronizadas, sempre a mesma altura, os 6 andares, as varandas ricamente ornamentadas com ferro forjado no 2º andar (o piso mais nobre), as pequenas janelas no 6º andar (o piso destinado aos empregados na época) e as lojas de comércio no térreo.

Apesar da homogeneidade, as construções são ricas em detalhes e merecem toda nossa atenção. Mas o artigo de hoje trata de uma obra em estilo completamente diferente aos traços retos e padronizados impostos pelo Barão de Haussmann durante a grande reforma. Quero apresentar o edifício residencial mais exótico de Paris e contar um pouco sobre seu idealizador.

Guimard_art_nouveau_castel_beranger_30joursaparis
Castel Béranger
Guimard_Castel_beranger_30joursaparis
Castel Béranger

Hector Guimard era ainda um jovem arquiteto desconhecido quando recebeu, em 1895, a encomenda para construir um prédio residencial modesto no terreno da família Fournier localizado no 16ème, em Passy. A estrutura do edifício foi iniciada em um estilo muito diferente mas, durante uma viagem para Bruxelas, Guimard conhece Victor Horta e é influenciado pelas obras deste arquiteto.

Guimard retorna à Paris, altera o projeto e aplica os princípios de rejeição de planicidade e simetria, e coloca em prática o conceito fundamental da Art Nouveau: a unidade completa da obra. Por se tratar de um edifício modesto ele utiliza materiais de baixo custo na fachada – uma mistura de tijolo, areia, metal e pedra – que conferiram ao prédio um tom claro e harmonioso. As particularidades mais incríveis são, sem dúvida, a porta de entrada, bem incomum, ricamente trabalhada em ferro e os balcões ornados com o mesmo material com detalhes de cavalos-marinhos – tudo em azul.

Castel_Beranger_30joursaparis
Porta de entrada Castel Béranger

Em 1898, o prédio de 36 apartamentos é entregue e o Castel Béranger torna-se o primeiro edifício Art Nouveau de Paris, além da primeira grande obra de Guimard, até então, um ilustre desconhecido. A imprensa e o público acostumados à regra de simetria não reagiram positivamente ao novo estilo mas, ainda assim, seu projeto conquista o prêmio de mais bela fachada da cidade.

Art_nouveau_Guimard_Castel_beranger_30joursaparis
Castel Béranger

Guimard tornou-se famoso em função do prêmio conquistado e deixou sua marca ainda em outros prédios pela cidade mas, principalmente, nas entradas dos metrôs parisienses. Sim, aquele famoso arco com grades de ferro verde é projeto dele! Confira o post sobre esse assunto aqui.

IMG_8561
Entrada dos metrôs de Paris idealizada por Hector Guimard

Ainda que a Art Nouveau tenha sido um movimento relativamente efêmero e que não tenha agradado a todos, a importância de Guimard é indiscutível, a ponto do Castel Béranger tornar-se monumento histórico em 1992 e permanecer o símbolo da Art Nouveau no país.

Dica: Passy é considerada uma região nobre e bastante residencial. Apesar da proximidade com pontos turísticos como a Torre Eiffel e a Pont de Bir-Hakeim, há poucos visitantes na redondeza. Sugiro um passeio para descobrir as “belezas comuns” do cotidiano e ainda outros pontos mais conhecidos, como o Musée du Vin, a Maison de Balzac, o Parc de Passy e, claro, o Castel Béranger.

  • Castel Béranger
  • Onde: 14 Rue Jean de la Fontaine, 75016 Paris
  • Como chegar: metrô Ranelagh (linha 9)

Bisous :)

Carol

3 comments

  • Claudete Maria Miranda Dias

    7 de fevereiro de 2017 at 10:35

    Bonjour Carol! Q artigo interessante ! Não conhecia e nem sabia desse edifício único e original ! Bela descrição ! Despertou o interesse em conhecer essa parte de Paris , tão pouco visitada! Setembro me aguarda !! Bisous et profite bien …, Claudete Dias

    Reply

    • Carol Pio Pedro

      16 de fevereiro de 2017 at 11:18

      Claudete, na próxima visita à Paris dê uma passadinha por lá!
      Beijos e obrigada por acompanhar.
      Carol

      Reply

  • Pingback: 5 belas fachadas Art-Nouveau em Paris - 30 Jours à Paris

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *