main

Onde ir

Arte urbana: Invader

31 de janeiro de 2017 — by Carol Pio Pedro2

Invader_Street_art_30joursaparis-e1485391609629.jpeg

Já reparou nos inúmeros mosaicos em forma de personagens clássicos do vídeo-game espalhados pelas paredes de Paris? Com mais de 1.000 figuras em 8-bit criadas com azulejos, hoje em dia é fácil encontrar o trabalho de um dos maiores artistas urbanos da atualidade, o Invader.

O artista que não revela sua identidade já carimbou as paredes de mais de 30 países, incluindo o Brasil. Um de seus personagens inspirados no jogo “Space Invaders” pode ser encontrado no Beco do Batman, na Vila Madalena, em São Paulo, mas é em Paris que Invader mais atua e expõe sua arte, auto-intitulada como “invasão”.

O projeto Space Invader procura “libertar a arte dos seus alienadores habituais, que podem ser museus ou instituições, mas também busca libertar os Space Invaders dos jogos de vídeo-game e trazê-los para o nosso mundo físico”, explica o artista. Tudo começou quando ele experimentou materializar a pixelização usando azulejos. A ideia era implantar suas criaturas nas paredes de Paris e, na sequência, em cidades ao redor do mundo, tornando cada uma dessas peças únicas fragmentos de uma instalação monumental.

Invader_Paris_30joursaparis
Invader no 10ème (foto Melina Ferreira)

Se sua inspiração inicial foram as criaturas do jogo de video-game, rapidamente Invader expandiu seu universo e criatividade, criando mosaicos de personalidades como Picasso, personagens de desenhos, como o Patolino e a Pantera Cor-de-Rosa, e até mesmo de outras obras de arte, como a Mona Lisa.

Street_art_Invader_30joursaparis
Invader no 5ème (foto Melina Ferreira)

Sua “estratégia de invasão” consiste em explorar áreas urbanas densamente povoadas e invadi-las com sua arte, que ele mesmo define como um mix de street art, arte contemporânea e – porquê não – um jogo. Normalmente, 20 a 50 peças são instaladas por cidade, mas isso pode variar muito. Algumas cidades estão mais no radar de Invader e de tempos em tempos provoca novas ondas de invasão, aumentando, assim, sua pontuação por conquistar novos territórios.

Space_invader_paris_30joursaparis
Invader no Canal Saint-Martin (foto Melina Ferreira)

Além dos monumentos clássicos, agora você tem mais uma razão para olhar pra cima quando estiver caminhando pelas ruas de Paris! Invader não pára e toda vez que volto à cidade vejo novas intervenções – todas sempre criativas, coloridas e divertidas. The game is not over!

Bisous :)

Carol

2 comments

  • Claudete Maria Miranda Dias

    7 de fevereiro de 2017 at 10:34

    Paris desperta o artista e ele nos presenteia ! Mto interessante !! E Vc com o olhar aguçado realça detalhes q passam desapercebidos para os visitantes apressados e preocupados em ver os pontos turísticos mais comuns !! Adorei conhecer esse artista q se esconde nos grafites dele!! Bon séjour à toi ….bisous, Claudete Dias

    Reply

  • Carol Pio Pedro

    16 de fevereiro de 2017 at 12:31

    Oi, Claudete!
    Paris tem esse poder sobre nós… acho que por termos mais tempo de apreciar cada detalhe descobrimos coisas e pessoas incríveis.
    Um beijo grande!
    Carol

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *