OH. MON. DIEU!
A França é referência em qualidade, técnica e, sobretudo, paixão pela boa cozinha a ponto da gastronomia francesa ser declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade, segundo a UNESCO. Uma atenção especial é dada à confeitaria, com receitas seculares e mundialmente conhecidas. São muitos os clássicos, como o crepe, o mil-folhas, a tarte tatin, o mont blanc, etc.
A lista é enorme, mas nesse post vou me concentrar em três delícias clássicas que, nas mãos de chefs consagrados, ganharam versões mais elaboradas, novos sabores, boutiques especializadas e ascenderam ao status de “queridinhas”. Sim, falo dos macarrons, éclairs e choux! Confira agora minha lista de favoritos e onde saboreá-los em Paris.
1- Minha éclair (algo parecido com nossa bomba, só que ~bem~ melhor) predileta é a de maracujá e framboesa da L’ Éclair de Genie. Elas são muito bem servidas e há quem prefira dividi-las, o que pode ser uma boa desculpa para degustar mais de um sabor. O responsável pela marca é o renomado chef pâtissier Christophe Adam, que comandou a lendária épicerie francesa Fauchon por mais de 15 anos e, em 2012, abriu sua primeira boutique L’Éclair de Génie no coração de Paris. Hoje conta com 5 boutiques espalhadas pela cidade + 3 no Japão e 1 em Hong Kong.
2- O chou é um docinho feito com a mesma massa das éclairs, só que bem mais leve e menor. Super crocante, cai bem com um cafezinho a qualquer hora do dia. O que mais gosto na cidade é o da Maison du Chou, uma loja especializada que oferece a sobremesa com recheios em creme, chocolate, caramelo, praliné ou café.
3- O macarron mais espetacular que já provei é o maracujá recheado com chocolate – o macarron mogador – da Pierre Hermé. Já provei outros de diferentes marcas e sabores, mas tô pra encontrar um melhor do que esse… O chef Pierre Hermé começou sua trajetória como aprendiz na cozinha do famoso chef patissier Gaston Lenôtre e, em 2001, abriu sua primeira boutique na Capital francesa, em Saint-Germain, com chocolates, macarrons e diversos doces que conquistaram o paladar dos parisienses.
Bon appetit!
Carol
2 comments
Marcos
20 de janeiro de 2017 at 12:11
Aff… meu ponto fraco! Li a matéria e tentei lembrar os sabores de cada docinho desses… agora deu vontade!!!!!!
Melina
21 de janeiro de 2017 at 13:07
Difícil saber o melhor! Chou agora neste tempinho de São Paulo seria incrível.