Os franceses são os precursores do que hoje entendemos por confeitaria e dominam essa arte como ninguém desde a chegada de Catarina de Médici à corte francesa na metade do sec. XVI. As pâtisseries são verdadeiros símbolos da França e muitos doces, conhecidos e consumidos mundialmente.
Para a nossa sorte o repertório de doces e sobremesas é enorme e, em meio a tantas pâtisseries espalhadas por toda a cidade, ainda há aquelas que especializadas em um único produto. Já postei aqui meus endereços favoritos de macarron, éclair e chou. Agora compartilho com você duas novas descobertas que tive durante a última viagem: a tarte tropézienne e o merveilleux.
1- La Tarte Tropézienne
Como o próprio nome sugere, é um doce típico da badalada praia de Saint-Tropez e um ícone da “art de vivre à la tropézienne”. Este brioche à la crème nasceu de uma “receita secreta de família” e foi alçado ao estrelato em 1955, durante as filmagens de “Et Dieu…créa la femme” quando Brigitte Bardot não só aprovou, como batizou o doce, nascendo assim “la tarte tropézienne”.
A fama logo percorreu o país e 5 décadas depois há mais de 20 lojas espalhadas pelo território francês, sendo duas delas em Paris. Foi na loja de Saint-Germain que descobri essa delícia, justamente, na véspera de St. Valentin (o dia dos namorados – comemorado em 14 de fevereiro) e por isso havia tortas em formato de coração… linda, além de saborosa, levinha e não muito doce.
Uma sobremesa simples e fácil de agradar. A pâtisserie ainda guarda sua receita a 7 chaves mas, basicamente, consiste em uma massa leve parecida com a de um brioche (me lembrou mais a de um chou), recheada com uma combinação perfeita de dois cremes e decorada com açúcar cristalizado. A torta inteira serve de 4 a 8 pessoas, mas para comermos sem culpa (?) existe a opção de tortinha individual… irresistível!
- Onde: La Tarte Tropézienne
- Endereço: 3 Rue de Montfaucon, 75006
2- Aux Merveilleux de Fred
O merveilleux é um merengue assado em forma de bolas, recheado com chantilly aerado e coberto por um ingrediente que pode variar entre chocolate, chocolate branco, praliné, café, cereja… A pâtisserie especialista no assunto chama-se Aux Merveilleux de Fred, que abriu as portas em 1997, em Lille. De lá pra cá a companhia se expandiu, inaugurando boutiques pela França (6 em Paris), Reino Unido, Suíça, Bélgica e até uma unidade em NY. À primeira vista, confesso que o bolinho assusta e a impressão é a de que a mistura seja extremamente doce e enjoativa.
Decidi experimentar o de chocolate branco, mas já na primeira mordida fiquei surpresa com o equilíbrio dos sabores, a leveza do chantilly e a crocância do merengue, que em seguida derrete na boca… Os tamanhos são: mini, individual ou bolo “tamanho família” – com até 24 pedaços. Um extra: a decoração das lojas é toda inspirada no Style Directoire, estilo decorativo em voga no fim do séc. XVIII. Maravilhoso!
- Onde: Aux Merveilleux de Fred
- Endereço: 94 rue Rue Saint Dominique, 75007
Bisous,
Carol