main

Onde ir

Os 4 Arcos do Triunfo de Paris

6 de março de 2017 — by Carol Pio Pedro0

Porte-Saint-Martin-arc-de-triomphe-paris-30joursaparis-e1488843080784.jpg

Há alguns séculos, Paris era uma cidade completamente diferente e muito menor, delimitada por muros e algumas portas e arcos que indicavam a entrada para as avenidas reais e o caminho para os palácios. Atualmente, apenas quatro destes portões ainda estão de pé, cumprindo somente o papel de arcos do triunfo e não mais de passagem. O maior e mais conhecido deles é um dos principais monumentos da cidade, já os demais, igualmente imponentes e testemunhas da história parisiense, seguem no total anonimato para a maioria dos visitantes.

Porte-Saint-Martin-arcos-do-triunfo-paris-30joursaparis
Porte Saint-Martin – 10ème.

Descubra agora a história de cada um dos quatro arcos do triunfo de Paris:

La Porte Saint-Denis

Porte-Saint-Denis-arcos-do-triunfo-paris-30joursaparis
Porte Saint-Denis – 10ème.

É incrível admirar essa porta de 25 metros de altura localizada no cruzamento da Rue Saint-Denis com a Rue Faubourg Saint-Denis e do Blvd Saint-Denis com o Blvd Bonne Nouvelle em meio, literalmente, a tanto comércio, carros e pedestres. Inspirado no Arco de Tito, em Roma, esse arco do triunfo foi construído em 1672 em substituição a um portão medieval em honra a Louis XIV, vitorioso na guerra da Holanda.

No topo do monumento estão as palavras “Ludovico Magno”, que significa “A Louis, o Grande”. O arquiteto François Blondel e o escultor Michel Anguier não pouparam esforços para representar através de símbolos a vitória do Rei, como podemos ver nos dois obeliscos presentes em cada lado do arco comemorando a passagem do Reno por Louis XIV, e no friso superior simbolizando a sua vitória em Maastricht. A porta também atendeu à vontade de Colbert, com função de separar a cidade dos subúrbios – a Rue du Faubourg Saint-Denis levava diretamente à Basílica de Saint-Denis, uma via muito utilizada pelo Rei.

La Porte Saint-Martin

Porte-Saint-Martin-arco-do-triunfo-paris-30joursaparis
Porte Saint-Martin – 10ème.

A poucos metros de distância da Porte Saint-Denis e com o mesmo intuito de separar o subúrbio da cidade, a Porte Saint-Martin de 18 metros de altura permanece imponente no cruzamento da Rue Saint-Denis com a Rue du Faubourg-Saint-Denis e do Blvd de Bonne-Nouvelle com o Blvd Saint-Denis. Colbert ordenou a construção do monumento, em 1674, em substituição a outro portão medieval também em homenagem à glória de Louis XIV em sua vitórias no Reno e em Franche-Comté.

Um pouco mais simples do que o primeiro, a Porte Saint-Martin não é menos rica em símbolos: o arquiteto Pierre Bullet representou Louis XIV protegendo uma mulher da águia alemã para simbolizar a derrota dos alemães durante a batalha de Limburg, em 1665, e recebendo as chaves das mãos de uma mulher ajoelhada em referência direta à tomada de Besançon. No topo, mais uma vez a inscrição traduzida como “A Louis, o Grande”, por ter tomado duas vezes Besançon e Franche Comté, além de ter derrotado os exércitos alemães, espanhóis e holandeses.

L’Arc de Triomphe du Carrousel

Arc-de-Triomphe-du-Carrousel-arcos-do-triunfo-paris-30joursaparis
L’Arc de Triomphe du Carrousel – 1ème.

Muito diferente das outras portas e arcos de Paris, L’Arc de Triomphe du Carrousel, localizado entre o Louvre  e o jardim de Tuileries, tem uma aparência mais sofisticada, apesar de ser o menor dos 4, com 15 metros de altura. Nas duas faces há colunas de mármore vermelho e branco, baixos-relevos complexos e ainda uma escultura no topo – uma carruagem puxada por quatro cavalos – uma cópia do trabalho que adorna a porta da Basílica de San Marco, em Veneza. À época de sua construção, em 1808, esse arco era a porta de entrada para o pátio do Palais de Tuileries – o palácio real que foi incendiado pelo movimento popular conhecido como a Comuna de Paris, em 1871. Foi encomendado por Napoleão Bonaparte com o intuito de celebrar as grandes vitórias do exército francês, como a batalha de Austerlitz, por exemplo. Hoje, é parada obrigatória aos que visitam o Louvre e o jardim de Tuileries.

L’Arc de Triomphe de l’Étoile

Arc-de-Triomphe-Arcos-do-triunfo-paris-30joursaparis
L’Arc de Triomphe d’Étoile.

Um dos cartões postais da cidade, o Arco do Triunfo de l’Étoile, também foi uma porta! Originalmente, Napoleão queria que este fosse o ponto de entrada para uma avenida que ligasse o Louvre à Bastilha, um arco pelo qual os pedestres passassem para chegar ao subúrbio Saint Antoine (Faubourg Saint Antoine). Mas acima de tudo, o imperador encomendou ao arquiteto Jean-François-Thérèse Chalgrin um arco que representasse as grandes vitórias do exército francês. A construção do monumento foi concluída em 1836 e em seus quase 50 metros de altura é possível admirar as gravuras e esculturas que retratam as grandes batalhas dos tempos do Império e da Revolução. Atualmente, sua localização no centro da enorme rotatória ao fim da Champs-Elysées é um dos endereços mais famosos do mundo. Uma curiosidade: desde 1920, no primeiro andar do arco, está o túmulo de um soldado francês que morreu durante a Primeira Guerra Mundial, o famoso “soldado desconhecido”.

Em sua próxima ida à Paris expanda o raio de visitação e inclua a Porte Saint-Denis e a Porte Saint-Martin, localizadas no 10ème, em seu roteiro. Apesar do entorno direto não ser tão bonito quanto à Champs-Elysées e o Jardim de Tuileries, afirmo que vale a pena conhecer os monumentos de perto. Além disso, essa região bastante popular esconde bons endereços, mas isso é assunto para um outro post!

Bisous, :)

Carol

fonte: Paris Zig Zag

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *